sexta-feira, 17 de julho de 2015

O VENDEDOR AMIGÃO.

Uma tarefa considerada muito difícil pelos líderes é formar uma equipe que represente com eficiência o seu negócio que tenha pleno conhecimento dos procedimentos e da cultura da empresa, que tenha talento e desenvoltura, que se prepare diariamente para ser o melhor. Utopia?


Creio que não, porém isso da trabalho, um líder que não quer trabalhar dificilmente atingirá os seus objetivos.
Em vendas o processo de montar uma equipe é ainda mais acirrado. Primeiro ponto, vendedor deve gostar de vendas, deve ter disposição, deve ser simpático, inteligente, criativo, persuasivo, conhecedor, estudioso, deve se cuidar e ter alto astral, precisa gostar de gente, ser organizado.Você que está lendo esse artigo pode estar pensando que essa pessoa não existe na terra, deve ser de outro planeta. Partimos para outro erro da liderança, muitos não acreditam que existem vendedores melhores do que os que ele tem e que não vão encontrar outras pessoas que tenham um melhor desempenho. Prospectar dá trabalho. Segundo ponto, vendedores devem ter compromisso com as cotas, com a marca, com seu discurso sobre a empresa e o produto e com a sua forma de negociar. Terceiro ponto, o vendedor precisa trazer o resultado e entender que ele é uma peça fundamental para o sucesso do negócio.
Reparem que dentro dos três tópicos citei características indispensáveis para vendedores águias. Você que é líder de equipe, já parou para avaliar que está representando a sua marca?
Avalie a sua equipe e identifique se existe um vendedor amigão, conheço alguns nesta condição e acho extremamente perigoso para qualquer seguimento.
Quais são as principais características de um vendedor amigão? Observe:
1 É seu amigão, ou ainda pior amigão de alguém da sua equipe.
2 Ele não se preocupa em perder o emprego, sabe por quê? É o seu amigão. Consequentemente não traz o resultado esperado e cobrar de um amigão é muito chato.
3 Ele é “deitão”, e faz tudo do jeito dele, como achar melhor e mais conveniente.
4 Reclama de tudo e é o seu conselheiro, no fundo quer ser o seu sócio, inclusive já dissemina essa informação para todos os integrantes de sua equipe e que logo assumirá o cargo.
5 Não tem hora para chegar, mas tem hora para sair. Quando chega tarde muitas vezes estava na noite anterior com o líder, que ainda não chegou também.
6 Quer responder pelo seu negócio na sua ausência.
7 O mundo inteiro está errado, só ele está certo. Tome cuidado, pois mesmo sendo o seu amigão, costuma falar de você para a equipe.
Poderíamos enumerar muitas outras características aqui de amigões, mas acredito que deu para entender o recado, fique alerta, cuidado com quem está trabalhando com você, o seu negócio é a sua fonte de renda e só os capacitados devem fazer parte dele. Aprendi com o Rodrigo Pimentel do BOPE, que para fazer parte do BOPE, haveria sofrimento e dificuldade, pois só os melhores, chegariam ao final. Como você está recrutando a sua equipe?
Tapar buraco é muito diferente de  contratar. O exemplo do futebol, o cara pode ser o seu melhor amigo, parceiro e até um irmão, mas se não sabe jogar bola, não vai entrar no seu time, vai? Faça uma reflexão, não alguém que entre em campo para perder.
Um abraço grandão e Sucesso!





Roberto Lopes

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