sexta-feira, 17 de julho de 2015

COMO QUEBRAR A SUA EMPRESA.





Muito se fala que aprendemos com os erros ou se passamos por um buraco e cairmos, passando ali novamente saberemos que ele está ali e não cairemos mais. Ditos como esses estão mais para a teoria do que para a prática, porque insistir no erro muitas vezes é por conta de orgulho, soberba, falta de conhecimento, medo de arriscar, reação negativa a mudanças ou simplesmente má administração.


Como quebrar uma empresa? Persistindo nos erros, acreditando em teorias somente, não focar em mudanças e não planejar. Para um gestor de qualquer área tomar decisões é uma das funções mais importantes, porém se este não vive no seu negócio dificilmente terá êxito. O boi engorda aos olhos do dono. Certíssimo.

Como quebrar uma empresa em cinco passos.
1 -Acredite em tudo. Informações atualmente é o bem mais importante e valioso das empresas, porém informações devem ser filtradas, avaliadas, reconhecidas, colocadas em prática. Nem sempre são eficazes ou verdadeiras por isso muito cuidado com o que se lê e o que se escuta. Busque o fundamento e a veracidade da informação, não tome atitudes e decisões com base na razão, avalie tudo o que está sendo passado e com cautela.
2-Não faça pesquisas. Tome decisões somente por extinto. Pesquisas são ferramentas de grande ajuda, não tome decisões sem um bom trabalho de campo, existem empresas sérias especializadas em pesquisa de marketing, ouvir o seu publico alvo e fundamental para não acontecer acidentes de percurso. Conheço algumas empresas que quebraram por falta de gestão do seu mercado. Não acreditavam em pesquisa e achavam que estavam bem conceituadas.
3- Seja reativo a mudanças. O mundo muda em todo momento, as pessoas mudam, os produtos mudam a tecnologia muda, a sua empresa não deve mudar? Mudanças para acompanhar as tendências mercadológicas são de extrema importância para sobreviver no mercado, existe uma frase sobre o varejo do Dr. Lair Ribeiro que define esse conceito. No varejo quem está correndo está andando, quem está andando está parado e quem está parado...
4- Não reconheça as pessoas. Ninguém alcança o sucesso sozinho. Se a sua empresa está se destacando no mercado, é fato de que a sua força de trabalho está desempenhando bem o seu papel, o sucesso de uma empresa começa desde o pessoal responsável pela limpeza do chão até o presidente. O cliente é a pessoa mais importante de qualquer negócio e é o nosso maior propagandista, uma palavra de um cliente satisfeito vale mais do que trinta palavras de um vendedor. Porém ele só indicará a sua empresa se realmente acontecer o diferencial, e o diferencial só acontece quando existem pessoas comprometidas, motivadas, felizes e reconhecidas.
- PUBLICIDADE -
Orgulhosas em desempenhar aquela função. Esse reconhecimento deve vir de cima, e de dentro, dos gestores que estão dentro da empresa e depois do cliente. Reconheça o trabalho de que está com você, premiação, motivação, desafios, celebração, tudo isso faz parte do diferencial que essa pessoa passará para fora. O colaborador que compra a empresa venderá com muito mais facilidade
5 – Prometa e não cumpra. A propaganda boca a boca sempre foi a mais eficaz, tanto para levantar uma empresa como para derruba-la. Duas características imprescindíveis de uma empresa é o compromisso e a honestidade. Enganar pessoas tanto internamente como o seu cliente final é um veneno que vai corroer o seu negócio a ponto dele secar, assim como o “chumbinho” faz com o rato. Colaboradores enganados perdem força e não tem mais motivação, pois aconteceu uma expectativa e não foram atendidas, clientes insatisfeitos não voltam mais e fazem uma propaganda negativa para as pessoas de seu relacionamento. Deixo uma citação do grande Sam Walton que uma vez disse: “Clientes, tiram o emprego do mais alto cargo até o mais baixo dentro de uma empresa simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar.”.

Reflita neste artigo e, trabalhe essas cinco chaves de forma positiva para que o seu negócio prospere e você e a sua equipe comemorem os seus resultados.
Um abraço grandão!


 











Roberto Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário