sábado, 20 de dezembro de 2014

10 PONTOS EM QUE PALESTRANTES DEVEM TER ATENÇÃO



Olá amigos essas dez dicas que trago hoje são básicas porém muitas vezes situações negativas acontecem por conta da falta deste pequeno “check List”, e neste caso não é direcionada somente para palestrantes, mas para todos que precisam fazer uma apresentação na faculdade, na escola ou no trabalho.
1 - Conhecer a plateia. Muitos palestrantes não possuem esse hábito importante que é fazer um briefing com a empresa contratante. Piadas ou determinadas colocações podem ser mal interpretadas e acabar com o trabalho. Muito cuidado com exageros, palavrões e gritaria. Nem sempre isso funciona.
2 - Evite dar desculpas. Já assisti muita gente ao iniciar a palestra ficar se desculpando pelo atraso, trânsito, pelo material, por ter esquecido algo, pelos slides, ou seja, as pessoas não estão interessadas elas querem o seu conteúdo. Então chegue lá e dê o seu show.
3 - Conheça o material que vai apresentar. O palestrante poderá ter sérios problemas se não conhecer no material que vai utilizar. Estudar, revisar,ensaiar a apresentação é fundamental para estar mais seguro. Uma boa dica que sempre passo é numerar os slides com algarismos bem pequeninos onde só você visualize e faça um tipo de roteiro pontuando os tópicos mais importantes daquele slide. Agindo assim você evita deslizes e esquecimentos
4 - Observe a sua vestimenta e a sua postura. No momento da apresentação, você é o foco central, todos estão voltados para o que você vai falar por isso a sua roupa deve estar adequada ao seu tema, por exemplo, quando fala sobre assuntos voltados para economia,vendas, carreira, marketing pessoal, é muito comum ver palestrantes de terno gravata e sapatos bem engraxados e de boa marca e não estão errados, nesta hora não pode bobeira com desleixos e deve-se observar também a postura e a sua comunicação verbal e corporal.
5- Tenha conteúdo. Evite ler o que tem nos slides ou fazer anotações em papel separado. Na verdade evite slides “poluídos" com textos longos e informações muitas fotos' muitos efeitos e templates diferentes uma das outras. Siga um padrão e deixe a sua apresentação clean. Utilize preferência somente tópicos no slide e desenvolva a apresentação.
6- Chegue mais cedo. Atenção total nesse ponto. Chegar suado, esbaforido, descabelado e sem se preparar, poderá causar problemas graves. Verifique o ambiente, o som, data show, microfones, material, passador de slides' laser, enfim tudo que vai utilizar e que vai te apoiar na hora do seu show. Ha não se esqueça de levar o seu material em outras mídias, pen drive, CD ou HD. De preferência use o seu lap top, pois inexplicavelmente quando não é o seu, o vídeo ou o material não rodam. Mais um motivo para chegar cedo.
7- Palestre olhando para a plateia. Cuidado para na ficar muito de costas ou de lado foque na audiência e evite contato visual direcionado para somente uma pessoa. As primeiras fileiras são na maioria das vezes ocupadas pela diretoria ou pessoas de nível gerencial, agindo assim o restante da plateia pode se sentir excluída e aquela pessoa pode sentir-se constrangida achando que tudo que você esta dizendo é para ela. Existem pessoas que confundem as coisas e se focar muito tempo nela pode achar que suas intenções são outras e gerar confusão. Lembre se tudo isso serve para homem e mulher palestrante.

8- Mais uma vez é importante conhecer o material por conta do tempo. Ainda mais se houverem outros colegas para falar também. Não ha nada pior para um palestrante do que ter o seu tempo utilizado por outro que não sabe controlar o tempo. Então a apresentação dos dois fica comprometida.
Cuidado com o desfoque e o excesso de improviso, isso pode comprometer o seu tempo.
9- Evite comer, beber ou mascar chicletes durante a sua apresentação, pois o barulho da mastigação será amplificado pelo microfone e levará uma sensação de desconforto para a sua audiência. Quando apresentar um vídeo ou algo que você não seja o centro das atenções, ai beba água, enxugue o rosto, de uma bicada no café. Aguarde o tempo certo e oportuno. Falo isso, pois ha pouco tempo atrás assisti uma palestra onde o rapaz falou o tempo todo com uma garrafa de 1,5 litros de água na mão e volta e meia dava uma golada demorada que virou uma grande atração, naquele momento mais importante que o seu assunto,
10- Acredite! As pessoas gostam de você. Então seja gentil. Ao terminar a sua palestra, desça, cumprimente as pessoas, fale com elas, tire fotos com a turma, faça um selfie com a plateia, seja simpático. Procure saber se as pessoas acharam interessantes as dicas que você trouxe, se elas poderão aplicar em suas vidas. Invista um tempo na turma que te deu atenção, interaja Grandes nomes fazem isto, enquanto iniciantes desconhecidos se acham uma estrela, saia desse caminho sem volta, ninguém alcança nada sozinho.
Um grande abraço e cambio final.
Boas Vendas e Feliz 2015.





Palestrante Roberto Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário