O lendário Sam Walton, fundador
do Wall Mart uma vez em uma convenção de vendas deixou um discurso celebre e no
final ele disse: “Clientes podem fechar empresas e demitir desde o presidente
até o cargo mais baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar.”
No dia em que as pessoas que
trabalham com atendimento ao cliente tiverem o pleno entendimento desta frase,
com certeza o cenário do varejo mudará. O que se vê hoje é uma total falta de
respeito pelo cliente, atualmente se alguém da um bom dia para o cliente, já é
uma vantagem competitiva.
Dia após dia vejo o despreparo de
pessoas que são contratadas para atender a pessoa mais importante do negócio
que é o cliente. O que vejo, falta de vontade, falta de interesse, falta de treinamento,
falta de amor pelo que faz. Questiono, será que existe mesmo dificuldade de mão
de obra adequada? Ou o problema está no recrutamento, seleção, acompanhamento,
treinamento e demissão se for o caso. Pensando nesta falta de mão de obra muita
gente não demite e mantêm aquela pessoa insatisfeita atendendo e fazendo tudo
para ser demitido o cliente que coloca o café com o leite na nossa mesa não tem
nada haver com isso, ele espera sempre o melhor atendimento, e quando não tem
ele passa a investir o dinheiro dele em outro lugar. Neste caso é melhor
avaliar quem está trabalhando com você. Lembre do que disse o grande varejista
Sam Walton.
Um forte abraço e Sucesso total!
Câmbio Final.
Palestrante Roberto Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário