quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OUVIR É UMA ARTE







Ouvir mais e falar menos são uma habilidade um exercício diário . Muita gente confunde que um bom vendedor é aquele que fala muito, na verdade o bom vendedor é aquele que se comunica bem, e uma boa comunicação é aquela que se entende bem.
  Para isso é necessário, ouvir, ouvir e ouvir bem o cliente, porque assim você vai conseguir entender a sua real necessidade.
  Não é fácil porque de um modo geral temos uma tendência para falar mais do que ouvir, queremos expressar as nossas opiniões, falar algo sobre o novo produto, contar sobre uma promoção ou forma de pagamento, contar algum caso que também já aconteceu parecido com o do cliente e etc... Ouvir mais é uma virtude para poucos.
  Quando você ouve mais o seu cliente, tem a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais, entender suas ideias e anseios.
  Todo cliente quando entra numa loja tem uma necessidade e cabe a você estar atendo para descobrir o porquê ele deseja um determinado produto, suas ideias, onde ele viu como ele pretende utilizar, o que chamou mais a sua atenção, qual a forma de pagamento ele deseja e prazo de entrega. Agindo assim você prestará uma consultoria e ganhará confiança do seu cliente, e assim você sairá daquele padrão de vendedor mercenário, 171, empurrador, tirador de pedido, enganador ou aquele que não vai para o céu. Faça a diferença, ouça mais os seus clientes.

Boa sorte e bom trabalho.

Roberto Lopes

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