Ouvir mais e falar menos são uma habilidade um exercício diário . Muita
gente confunde que um bom vendedor é aquele que fala muito, na verdade o bom
vendedor é aquele que se comunica bem, e uma boa comunicação é aquela que se entende
bem.
Para isso é necessário, ouvir, ouvir e ouvir bem o cliente,
porque assim você vai conseguir entender a sua real necessidade.
Não é fácil porque de um modo geral temos uma tendência para
falar mais do que ouvir, queremos expressar as nossas opiniões, falar algo
sobre o novo produto, contar sobre uma promoção ou forma de pagamento, contar
algum caso que também já aconteceu parecido com o do cliente e etc... Ouvir
mais é uma virtude para poucos.
Quando você ouve mais o seu cliente, tem a oportunidade de
conhecê-lo um pouco mais, entender suas ideias e anseios.
Todo cliente quando entra numa loja tem uma necessidade e
cabe a você estar atendo para descobrir o porquê ele deseja um determinado produto,
suas ideias, onde ele viu como ele pretende utilizar, o que chamou mais a sua
atenção, qual a forma de pagamento ele deseja e prazo de entrega. Agindo assim
você prestará uma consultoria e ganhará confiança do seu cliente, e assim
você sairá daquele padrão de vendedor mercenário, 171, empurrador, tirador
de pedido, enganador ou aquele que não vai para o céu. Faça a diferença,
ouça mais os seus clientes.
Boa sorte e bom trabalho.
Roberto Lopes
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