quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COBRANÇA PODE NÃO PARECER LEGAL,MAS É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA.




                                            


 Na semana passada terminei um seminário com Gerentes de Vendas de uma grande rede de lojas, e entre muitos tópicos falamos sobre cobrar o desempenho dos vendedores. Percebi que existe uma grande dificuldade por conta de falta de base, falta de preparo e excesso de camaradagem. Realmente é muito incomodo ficar cobrando o que os outros já sabem o que deve ser feito, porém se não o fizer é muito pouco provável que obtenha o resultado esperado, pois a zona vermelha ou a zona de conforto é uma característica de vendedores que nunca são cobrados.
Sobre os problemas detectados podemos analisar da seguinte forma:

1 - Falta de base, como podemos cobrar algo se não temos base, ou seja, se nosso vendedor não preenche os relatórios gerenciais, planilhas de fluxograma, projeção de vendas, vendas de peças e adicionais, com que base cobrará o desempenho? E a partir do momento que deixamos passar ou deixamos isso para lá, perdemos o respeito e a credibilidade do nosso liderado.

2- Falta de preparo, alguns "gerentes”, são colocados em seus cargos por falta de opção ou por conhecimento de superiores, muitas vezes, não passa por nenhuma análise de perfil ou testes psicotécnicos, dai  os problemas de gerências complicadas e desmotivadoras, não são poucos esses casos que adicionado ao tópico um, criam monstros que não sabem lidar com pessoas e utilizam do seu poder para pressionar os liderados, desagregando e desmotivando a equipe.

3- Excesso de camaradagem, esse é um caso muito comum e muito grave, pois, como citei anteriormente muitos "gerentes”, são colocados em seus postos sem a menor condição de desempenhar, antes ele era um vendedor que era "amigão” da equipe, tinha vários esqueminhas com a equipe e rabo preso com todo mundo até com o auxiliar, e agora como cobrar dos meus comparsas e camaradas? O excesso de camaradagem reflete diretamente no resultado negativo da equipe.
Conclusão.  Gerente tem várias características que precisam ser utilizadas em prol do resultado da empresa e o principal de tudo, deve desenvolver pessoas, ter um ótimo relacionamento interpessoal e ter o respeito de todos, cobrar com base e com qualidade.

 Bom trabalho e pense nisso!

Um forte abraço e Sucesso Total!

Roberto Lopes

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