quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O CLIENTE É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO SEU NEGÓCIO.







Quando cliente entra na sua loja, o que você faz?  Eu aconselho que neste momento você largue tudo o que está fazendo, pare a conversa, solte o telefone porque chegou à loja a peça mais importante de qualquer negócio, é ele quem coloca o café, o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas ideias e compra o seu produto e melhor ainda é ele que te indica para outras pessoas do seu relacionamento, para o seu ciclo de amizades, ele divulga a sua marca é o seu melhor propagandista, então não perca essa oportunidade de atender com toda a sua atenção uma pessoa tão importante para você.
  Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que tenho passado como cliente é um assustador oposto, uma grande inversão de valores, falta de profissionalismo, descaso, pré-julgamento, falta de importância e um ponto mais marcante a falta de técnica e treinamento  , não conhecem os produtos e não fazem questão de aprender, não se tem os menores argumentos para se mantiver o cliente na loja, para cativar e encantar o cliente, na verdade parece que o cliente chega para atrapalhar o trabalho, outra grande inversão por que na verdade ele é o trabalho e não pode ser o cara que interrompe o trabalho de alguém que precisa atender e vender, estranho não é? Mais é o que acontece.  .
  Precisamos entender que um cliente quando entra em nossa loja ele tem uma necessidade, e o trabalho de quem está atendendo é identificar qual é a sua real necessidade, quais são as suas dúvidas, seus medos de investir no novo, onde ele viu algo parecido, o que chamou a sua atenção, como ele ficou sabendo deste produto, ou seja, precisamos investir muito tempo sondagem com perguntas que abram um diálogo.
  Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como você, possui as mesmas necessidades, agora se eu não me aprofundar no atendimento, não investir tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa demais do que ele realmente veio buscar, veja a foto do Iceberg, o cliente se apresenta como ele na loja com interesses superficiais , se você não se aprofunda , investe tempo dificilmente vai descobrir, reais necessidades, objetivos, limites e reais intenções. Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo no seu atendimento, converse mais com o seu cliente, busque conhecimento você só tem a ganhar.

Boa sorte e bom trabalho.

Roberto Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário