Quando cliente entra na sua loja, o que você faz? Eu aconselho que
neste momento você largue tudo o que está fazendo, pare a conversa, solte o
telefone porque chegou à loja a peça mais importante de qualquer negócio, é ele
quem coloca o café, o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas
ideias e compra o seu produto e melhor ainda é ele que te indica para outras
pessoas do seu relacionamento, para o seu ciclo de amizades, ele divulga a sua
marca é o seu melhor propagandista, então não perca essa oportunidade de
atender com toda a sua atenção uma pessoa tão importante para você.
Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que tenho passado
como cliente é um assustador oposto, uma grande inversão de valores, falta de
profissionalismo, descaso, pré-julgamento, falta de importância e um ponto mais
marcante a falta de técnica e treinamento , não conhecem os produtos e
não fazem questão de aprender, não se tem os menores argumentos para se mantiver
o cliente na loja, para cativar e encantar o cliente, na verdade parece que o
cliente chega para atrapalhar o trabalho, outra grande inversão por que na verdade
ele é o trabalho e não pode ser o cara que interrompe o trabalho de alguém que
precisa atender e vender, estranho não é? Mais é o que acontece. .
Precisamos entender que um cliente quando entra em nossa loja ele
tem uma necessidade, e o trabalho de quem está atendendo é identificar qual é a
sua real necessidade, quais são as suas dúvidas, seus medos de investir no novo,
onde ele viu algo parecido, o que chamou a sua atenção, como ele ficou sabendo
deste produto, ou seja, precisamos investir muito tempo sondagem com perguntas
que abram um diálogo.
Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como você, possui as
mesmas necessidades, agora se eu não me aprofundar no atendimento, não investir
tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa demais do que ele
realmente veio buscar, veja a foto do Iceberg, o cliente se apresenta como ele
na loja com interesses superficiais , se você não se aprofunda , investe tempo
dificilmente vai descobrir, reais necessidades, objetivos, limites e reais intenções.
Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo no seu atendimento, converse
mais com o seu cliente, busque conhecimento você só tem a ganhar.
Boa sorte e bom trabalho.
Roberto Lopes
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