sábado, 14 de janeiro de 2012

Feirinha da Praça XV 10 X Baggagio 0




  O título deste post pode parecer curioso mais é a pura realidade , estou comparando mesmo o atendimento das barraquinhas da feira que acontece todos os sábados na Praça XV , no Rio de Janeiro com o atendimento da Baggagio que na minha opinião como cliente levou nota zero nas duas filiais , Rua São José ( Menezes Cortes ) e na Rua da Quitanda .
  Hoje sai para resolver alguns assuntos no centro do Rio e de praxe visitei a feirinha de usados , antes passei na citada loja para ver uma maleta , entrei e pude observar a falta de comprometimento com o cliente , nenhum dos vendedores veio em minha direção , lembrando que a loja estava vazia , e todos estavam arrumando as prateleiras  (Regra número 1 - O cliente é prioridade , sem ele você não tem salário e nem emprego,se ele entrou para tudo ) . 
  Eu mesmo comecei a ver o que queria e ai um deles passou perto de mim , então perguntei se havia apenas  aquele modelo de maletas . ( Regra número 2 - Quando o cliente pergunta é um sinal de compra , pode até ser que aquele não seja o momento , mas se nos aprofundarmos no atendimento e buscar a sua real necessidade agregando valor ao produto , no mínimo você pode aumentar ainda mais o interesse dele ou quem sabe só falta isso para você tirar o pedido ).  Resposta , só tem essas marrom e preta . Como se eu não soubesse identificar cores... E lá se foi o vendedor para as prateleiras , e lá se foi mais um cliente insatisfeito , fazer a propaganda verbal negativa .
 O Grande Sam Walton , dono da rede Walmart um dia falou a seguinte frase : Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”
  Na outra filial da Baggagio , foi um pouco pior porque além do péssimo atendimento o vendedor se afastou de mim , quando eu falei que não fecharia negócio hoje , simplesmente desistiu . Mas não me demostrou o produto , não insistiu na minha necessidade , não agregou valor , achou que eu não tinha potencial e quando ouviu que não iria fechar, saiu fora . Esse grande erro já começa pela contratação , passando pela falta de cobrança e treinamento . 
  Visitei o site da Baggagio e dá tristeza ver o trabalho jogado fora , com um ótimo site , lojas bonitas , material de divulgação , produtos de qualidade , mas uma equipe despreparada , isso não foi a primeira vez comigo .
  Na feirinha da Praça XV , as pessoas são educadas , na maioria das vezes , querem te ajudar , tirar suas dúvidas e contornam as suas objeções e o mais legal conhecem dos produtos e a concorrência .
  Quem me conhece sabe que gosto muito de futebol de mesa ou futebol de botões , passei em uma das barracas e vi uma grande quantidade de botões que me interessavam , comecei a trocar uma ideia com o feirante , que me falou que gostava também de botões e me contou várias histórias ( criou uma identificação ) , depois perguntou o meu nome e a quanto tempo eu jogava , qual era o tipo de botão que eu mais gostava : grande , pequeno , alto , bainha curta , bainha longa , duas camadas , galalite , madrepérola e por ai vai , falou que as outras barracas vendiam mais caro me passou o preço dele e dos outros , negociou : "Se levar mais de cinco te faço um preço melhor , quantos você está pensando em levar ? Emfim foi um show de atendimento e eu levei doze botões e voltarei para comprar outros .
  Você acha que essa rapaz da feira tem mais necessidade de vender do que os da Bagaggio ? Claro que não ele tem é garra , determinação e capacidade e não tem nenhuma estrutura por trás é ele e ele mesmo .
  O problema que vemos muita gente acomodada no varejo , se enganado que está trabalhando , não pensa em crescer e nem se especializar . No mundo seletivo e competitivo que estamos isso é suicídio .
Profissionais que ficam oscilando entre o nada e o coisa nenhuma , não chegam aos seus objetivos e levam a sua empresa para o buraco .
Cuidado ! 

Um forte abraço 
.

Roberto Lopes 
  Palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário