segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cavalo de Troia

  




Acabamos de passar uma noite de Natal , repleta de comidas , bebidas e doces .  A família toda  reunida e tudo isso é muito bacana .Trocamos abraços, beijos e presentes ... O que ? presentes ? Nossa conversa  começa neste ponto,quando o presente cai  como uma luva , é uma maravilha , ligamos e ele funciona é só alegria ,testamos e da certo . Agora se a roupa não entra , se o sapato não fecha , se o brinquedo não liga  ou se a luz não acende ... Então  você terá que passar por um processo doloroso que é "trocar" o seu Cavalo de Troia , porque quando você entra nesse negócio , vai começar a pensar : " Que presente de Grego !". 
   Nós que já atuamos a muitos anos no varejo sabemos bem que o "pós natal" , é repleto de troca e pouca venda , ainda mais no dia seguinte . As empresas deveriam ter um treinamento especial para procedimentos de troca , e preparar a casa para esse evento , por que a solução de um problema ou uma troca bem sucedida , com certeza vai fidelizar ainda mais o cliente que ficará muito mais seguro em investir o seu dinheiro ali . 
   Existe uma máxima antiga no varejo que diz : " O mesmo sorriso para vender é o mesmo sorriso para trocar ." Mas será que estão seguindo essa regra básica ?
   Hoje eu tive essa incrível experiência e pude comprovar que não ,  vou citar 10 erros fatais , que vão gerar além de Procon , propagandas verbais negativas para esses estabelecimentos .

1 .Pessoal  sem treinado, descompromissado e completamente alienado quando aos problemas dos clientes .
2 .As regras de troca não são claras .
3 .Não existe uma estrutura para atendimento ao cliente de troca .
4. Humilhação  .
5. Respostas sem base , falta de perguntas abertas .
7. Falta de postura , desleixo total com o caso do cliente .
8. Linguagem diferenciada entre os funcionários , cada um fala uma coisa .
9. "Toque de bola " , melhor do que a seleção Brasileira , um passa a bola para o outro , rapidinho .
10 .O famigerado "NÃO É COMIGO " , esse não poderia faltar , o maior erro com o cliente em qualquer situação o varejo .

   A regra deve ser clara , e a solução rápida e eficaz , mas para isso precisamos arrumar a casa para receber os nossos clientes de troca e aproveitar a visita deles para efetuar mais venda ou seja agregar ainda mais já que ele voltou a loja e você teve a capacidade de resolver o problema dele . Tenha certeza que ele ficará ainda mais feliz e você com uma comissão mais gordinha .

Pense nisso ! 

Um forte Abraço 
Roberto Lopes 

Palestrante e Instrutor de Vendas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário