sábado, 14 de janeiro de 2012

Dinâmicas de grupo

   A dinâmica em grupo é uma das etapas dos processos de seleção de candidatos em busca de oportunidades de empregos. Profissionais da área de RH elaboram atividades em grupos para poderem analisar as características individuais dos candidatos, bem como suas atuações em equipe. Não existe uma fórmula que garanta o sucesso do candidato nessa etapa, mas com certeza algumas orientações podem ajudar e muito sua performance em busca daquele emprego tão sonhado.
1. Vista-se de maneira adequada:
1.1 Homens: Terno azul marinho ou cinza. Meias, sapato, cinto e gravata devem estar combinando.
1.2 Mulheres: Tailler, conjunto de blazer e saia. Evite blusas decotadas, roupas apertadas e maquiagem em excesso.
2. Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário combinado.
3. Lembre-se de algumas palavras que devem nortear sua performance: sinceridade, iniciativa, personalidade, participação, criatividade, habilidade, ética etc.
4. Seja natural, não tente "atropelar" os outros candidatos. Trabalhe em equipe, ouça todos os membros do grupo e opine com base em argumentos sólidos.
5. Antes de começar o trabalho em grupo, divida as funções juntamente com os outros membros e faça um planejamento.
6. Evite demonstrar arrogância, ansiedade, agressividade e desinteresse. Ao se apresentar, seja sincero e diga como trabalha em equipe, alguns projetos interessantes do passado, planos futuros, etc.
7. Não mascare sua personalidade. Caso seja tímido, não se preocupe em demonstrar grande desenvoltura e facilidade de comunicação. Preocupe-se somente em falar claramente e tranquilamente, expondo suas idéias com boa argumentação e informação.
8. Em grupo, não tente impor seu ponto de vista. Exponha-o para que seja debatido em grupo e possa somar algo em busca de um melhor resultado.
9. Mantenha-se sempre bem informado. Jornais, livros, revistas e internet podem ser boas fontes de informação para que sua capacidade de argumentação, comunicação (fluência verbal, uso correto da língua portuguesa) e negociação esteja afiada.
10. Informe-se, também, a respeito da história, perfil e atuação da empresa no mercado.

postado por Marcia Vendramini


Um forte abraço

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas e Palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário