terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Beleza não é competência,mas é fundamental

Na era do mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer postura, hábitos e vestimenta adequada. Neste mundo de negócios, os profissionais que têm consciência do poder da imagem possuem uma ferramenta poderosa que o levará ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão.
Na avaliação do profissional são distinguidas sua maneiras, postura, cortesia e aparência. No mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maior chance aquele com melhor aparência e trato agradável. Os profissionais que têm estes itens bem elaborados desenvolvem uma a auto-confiança e reforçam sua atitude.
É um fato na vida que freqüentemente julgamos livros baseados na sua contra-capa, ou pessoas pela sua aparência. Neste mundo, 55% do que acreditamos uns dos outros, se uma pessoa é inteligente, educada, importante, próspera, é baseado em nossa observação e interpretação dos sinais não verbais.
A comunicação não verbal é dividida em dois grupos:
Aparência e Linguagem Corporal
Aparência: roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal
Linguagem Corporal: gestual, postura e etiqueta profissional
MBA nos Estados Unidos, vários idiomas e capacitação técnica não são o suficiente no mercado de trabalho. Os entrevistadores muitas vezes dão uma olhada geral nos candidatos, antes de começar a entrevista, procurando dicas visuais para economizar seu tempo. Assim já são eliminados automaticamente os que estão passando mensagens negativas por meio de sua aparência ou maneiras, como um homem de meias brancas, a mulher que está roendo as unhas, etc.
É importante lembrar que cada sociedade tem seus padrões para avaliar e julgar as pessoas, e existe uma vestimenta profissional para cada tipo de situação, localidade ou cultura. Em Macau, o traje a rigor dos homens não é o smoking, mas sim uma camisa tipo havaiana toda estampada. Um banqueiro em centro urbano conduz seus negócios em uma sofisticada sala de reunião, vestido num costume. O mesmo não deve acontecer com o banqueiro de uma zonal rural.
A presença visual tem de dispor uma quantidade de integridade e consistência. As roupas sozinhas não serão o truque. É a harmonia de todos os sinais não verbais e a repetição deles que tornaram sua imagem consistente. Como uma identidade visual de uma empresa, que é repetida da mesma forma, seja qual for sua aplicação, é que dá consistência e credibilidade a marca.
A fórmula efetiva de uma comunicação não verbal não está baseada em riqueza e berço, mas sim aprender regras e técnicas de projetar sua imagem e sustentá-la em sua vida profissional. Assim como formação acadêmica e experiência profissional levam tempo para se conquistar, construir a imagem profissional também requer tempo e investimento financeiro, mas através de um profissional da área este objetivo pode ser facilmente atingido. Basta querer.
* Silvana Bianchini é consultora de imagem e sócia da Dresscoach International Consultoria de Imagem.

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