Quando
cliente entra na sua loja, o que você faz? Eu aconselho que neste momento você
largue tudo o que está fazendo, pare a conversa, solte o telefone porque chegou
à loja a pessoa mais importante de qualquer negócio, é ele quem coloca o café,
o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas ideias e compra o seu
produto e melhor ainda é ele que te indica para outras pessoas do seu relacionamento, para
o seu ciclo de amizades, ele divulga a sua marca é o seu melhor propagandista,
então não perca essa oportunidade de atender com toda a sua atenção uma pessoa
tão importante para você.
Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que
tenho passado como cliente é um assustador oposto, uma grande inversão de
valores, falta de profissionalismo, descaso, pré-julgamento, falta de
importância e um ponto mais marcante a falta de técnica e treinamento , “vendedores”
que não conhecem os produtos e não fazem questão de aprender, não tem os
argumentos básicos para manter o cliente na loja, para cativa-lo e encantá-lo,
na verdade parece que o cliente chega para atrapalhar o trabalho, outra grande
inversão por que na verdade ele é o trabalho e não pode ser o cara que
interrompe o trabalho de alguém que precisa atender e vender, estranho não é?
Mais é o que acontece. .
Precisamos entender que um cliente quando entra em
nossa loja ele tem uma necessidade, e o trabalho de quem está atendendo é
identificar qual é a sua real necessidade, quais são as suas dúvidas, seus
medos de investir no novo, onde ele viu algo parecido, o que chamou a sua
atenção, como ele ficou sabendo deste produto, ou seja, precisamos investir muito
tempo sondagem com perguntas que abram um diálogo.
Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como
você, possui as mesmas necessidades, agora se eu não me aprofundar no
atendimento, não investir tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa
demais do que ele realmente veio buscar, se o vendedor não se aprofundar , e
investir tempo dificilmente vai descobrir as reais necessidades, objetivos,
limites e reais intenções. Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo
no seu atendimento, converse mais com o seu cliente, busque conhecimento você
só tem a ganhar.
Boa sorte e bom trabalho.
Roberto Lopes
Especialista em atendimento ao cliente.
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