sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PORQUE VOCÊ MERECE O MAIS BARATO?





Existe uma coisa curiosa no varejo, e faço questão de reparar nos atendimentos. Reparo que os profissionais vendas tem algum tipo de receio em oferecer o melhor produto ou aquele que agrega mais benefícios, possivelmente com medo de uma resposta negativa do cliente ou até mesmo por falta de segurança em não conhecer o produto e não conseguir agregar valor.
A verdade é que o cliente paga um pouco mais quando tem um excelente atendimento, uma boa explicação, esclarecimento de suas dúvidas e a valorização dos benefícios. Já aconteceu com você?  Pagar um pouco mais por uma atenção que nunca recebeu ou um bom dia com sorriso verdadeiro e o retorno de todas as suas dúvidas?
Quando o cliente entra na loja e fala ao vendedor: “O produto do concorrente está mais barato do que seu.”.
Muitos vendedores nesta hora não sabem o que dizer. Já tem um problema, se não conhece a concorrência seus preços, seus produtos e condições, não é o cliente que deve dar a notícia.
Nesse caso é o momento de valorizar o cliente, o vendedor águia perguntaria ao cliente: “Por que a senhora merece o mais barato?” “Ou ainda” Porque será que ele lhe ofereceu o mais barato?”“ Será que esse é o melhor produto que ele tem na loja?” Ou “ Será que é o produto mais barato que vai atender a sua necessidade?” – Eu ofereço a senhora qualidade e durabilidade, concorda que é isso que a procura no seu novo produto? Todo benefício demanda custo.
Será que aquele vendedor não identificou que a senhora é uma pessoa exigente e que procura produtos com qualidade? Quem falou que a senhora merece o mais barato? Trabalhamos tanto e damos duro, e na hora de comprar algo para nós tem que ser o mais baratinho? Por quê?
O que falta nos atendimentos hoje é conversa. Valorização do cliente como pessoa e não como um número no final do mês, falta relacionamento interpessoal, falta fazer a diferença, ser o facilitador da decisão do cliente, encantamento.  Mas para isso cada profissional de vendas deve cobrar-se diariamente o melhor desempenho e treinar muito.
Atendente e vendedor é o que mais tem no varejo, agora aquele que utiliza técnicas, busca estar mais perto do seu cliente se destaca e tem sucesso no seu trabalho e na sua vida pessoal. Torna-se uma pessoa positiva e cativa a todos ao seu redor. Se aprofunde em seus atendimentos e procure entender os desejos do seu cliente, supere as expectativas, dê um show, pois é isso que ele espera de você. Bola para frente e vamos vender muito.
Um beijo, um queijo, cambio final e Sucesso Total.














Roberto Lopes Ferreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário