Treinamento
para que? Eu já sei tudo, estou nesse negócio á mais de dez anos, tudo que eles
vão falar lá eu já sei. É perda de tempo, vou perder um dia de vendas a troco
de nada. Eu acho que a empresa deveria pagar o nosso dia perdido de vendas para
participar desse treinamento.
Palestras
para que? Esses palestrantes não sabem o que passamos aqui nessa empresa, ficar
falando lá em cima do palco é fácil, quero ver ele aqui no meu lugar, maior
perda de tempo, a grana que pagaram para esse cara poderia ter sido rachada
entre nós.
Workshop de
Vendas? Para que isso? Nada vai mudar mesmo, quando sairmos daqui volta tudo ao
normal,aqui eles falam em um monte de coisas que vai mudar, mas depois nada
acontece.
Reuniões
sobre metas e objetivos? Que isso? Já estou de saco cheio dessas reuniões que
não tem hora para começar e muito menos para terminar. Todo mundo fala sobre um
monte de coisas que não tem nada haver com o que estamos querendo ouvir, e
ainda aproveitam a oportunidade para meter o pau nos colaboradores. Maior
furada.
Treinamentos,
palestras, workshop e reuniões de planejamento, são ações fundamentais para
aumentar a desempenho e os resultados das equipes de vendas, porém é muito
comum escutar comentários negativos sobre essas ações citadas.
Devemos
procurar entender por que essas ações tão importantes encontram tanta
resistência por parte dos colaboradores. Uma grande parcela acredita realmente
que não precisa aprender mais nada, não acreditam em novos desafios, e são
reativos a mudanças. O
verdadeiro medo não está no novo, mas sim naquilo que deixamos para trás quando
decidimos mudar.
Alguns são realmente conformados com a
situação e tem as suas crenças inabaláveis de que mexer no time que está
ganhando vão perder o jogo.
Existe uma turma na zona vermelha, ou seja,
aquela zona onde ninguém se mexe para nada e fica somente observando e
criticando e estão prontos para fazer um motim ou uma greve. Junto dessa turma
tem os articuladores que fazem a cabeça da turma falando mal da empresa e
desejando que nada de certo para continuar do jeito que está.
Existe também outro lado da moeda que
precisamos avaliar. Como está a eficiência e a eficácia dos treinamentos,
palestras, workshop e reuniões que são ministrados nas empresas?
Treinamentos sem a participação da equipe é
pouco eficaz, palestras onde o palestrante fala de algum tema que não tem nada
haver com a empresa ou o momento que estão vivendo (falta de briefing) ou
contratação errada, workshop ou seminários de vendas onde nada o que foi
combinado funciona depois na prática e reuniões desorganizadas sem um tema base
e um cronograma bem elaborado, com horário para inicio e final. Temas que serão
abordados e quem vai ministrar, momento para reflexão e se for o caso um
brainstorm.
Algumas regras e a organização de cada ação
são fundamentais para o sucesso do evento. A divulgação com antecedência faz
uma grande diferencia para os participantes, evitando assim surpresas e reações
negativas.
Pense nisso, você tem um time que joga
contra é fato, porém se as ações da sua empresa não estiverem ao contento, só
vai fortalecer o outro lado.
Briefing : é um conjunto de informações uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho.
Brainstorm : literalmente: "tempestade cerebral" ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade
desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um
grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
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