domingo, 19 de maio de 2013

PORQUE AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE TREINAMENTOS, PALESTRAS E REUNIÕES?



Treinamento para que? Eu já sei tudo, estou nesse negócio á mais de dez anos, tudo que eles vão falar lá eu já sei. É perda de tempo, vou perder um dia de vendas a troco de nada. Eu acho que a empresa deveria pagar o nosso dia perdido de vendas para participar desse treinamento.
Palestras para que? Esses palestrantes não sabem o que passamos aqui nessa empresa, ficar falando lá em cima do palco é fácil, quero ver ele aqui no meu lugar, maior perda de tempo, a grana que pagaram para esse cara poderia ter sido rachada entre nós.
Workshop de Vendas? Para que isso? Nada vai mudar mesmo, quando sairmos daqui volta tudo ao normal,aqui eles falam em um monte de coisas que vai mudar, mas depois nada acontece.
Reuniões sobre metas e objetivos? Que isso? Já estou de saco cheio dessas reuniões que não tem hora para começar e muito menos para terminar. Todo mundo fala sobre um monte de coisas que não tem nada haver com o que estamos querendo ouvir, e ainda aproveitam a oportunidade para meter o pau nos colaboradores. Maior furada.
Treinamentos, palestras, workshop e reuniões de planejamento, são ações fundamentais para aumentar a desempenho e os resultados das equipes de vendas, porém é muito comum escutar comentários negativos sobre essas ações citadas.
Devemos procurar entender por que essas ações tão importantes encontram tanta resistência por parte dos colaboradores. Uma grande parcela acredita realmente que não precisa aprender mais nada, não acreditam em novos desafios, e são reativos a mudanças. O verdadeiro medo não está no novo, mas sim naquilo que deixamos para trás quando decidimos mudar.
Alguns são realmente conformados com a situação e tem as suas crenças inabaláveis de que mexer no time que está ganhando  vão perder o jogo.
Existe uma turma na zona vermelha, ou seja, aquela zona onde ninguém se mexe para nada e fica somente observando e criticando e estão prontos para fazer um motim ou uma greve. Junto dessa turma tem os articuladores que fazem a cabeça da turma falando mal da empresa e desejando que nada de certo para continuar do jeito que está.
Existe também outro lado da moeda que precisamos avaliar. Como está a eficiência e a eficácia dos treinamentos, palestras, workshop e reuniões que são ministrados nas empresas?
Treinamentos sem a participação da equipe é pouco eficaz, palestras onde o palestrante fala de algum tema que não tem nada haver com a empresa ou o momento que estão vivendo (falta de briefing) ou contratação errada, workshop ou seminários de vendas onde nada o que foi combinado funciona depois na prática e reuniões desorganizadas sem um tema base e um cronograma bem elaborado, com horário para inicio e final. Temas que serão abordados e quem vai ministrar, momento para reflexão e se for o caso um brainstorm.
Algumas regras e a organização de cada ação são fundamentais para o sucesso do evento. A divulgação com antecedência faz uma grande diferencia para os participantes, evitando assim surpresas e reações negativas.
Pense nisso, você tem um time que joga contra é fato, porém se as ações da sua empresa não estiverem ao contento, só vai fortalecer o outro lado.

Um abraço e Sucesso Total.

Roberto Lopes



















 Briefing : é um conjunto de informações uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho.
    Brainstorm : literalmente: "tempestade cerebral" ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados

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