sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMO DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR PESSOAS







Geralmente é descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinado comportamento, mas também pode ser definida simplesmente como a direção e a intensidade de nossos esforços para alcançar um objetivo.
O que devemos ponderar, no entanto é não ficar preso a conceitos que pouco explicam a motivação, mas procurar compreender sua dinâmica para assim poder desenvolver formas de trabalhar com esta que é uma ferramenta poderosa para o sucesso em qualquer aspecto seja ele profissional ou pessoal.
Hoje o termo motivação é utilizado das mais variadas formas, algumas até reticentes ou indefinidas, tais como: características de personalidade- Ela é uma pessoa motivada! Ou como uma explicação para nosso comportamento – Aquela palestra me deixou extremamente motivado!
Definições vagas acerca da motivação acarretam desvantagens, pois não explicam efetivamente o que é o termo, dando margem ao entendimento que cada um tem sobre o assunto, podendo levar a mal-entendidos ou conflitos.
O alinhamento desta visão se faz necessário, pois nós como profissionais muitas vezes precisamos desenvolver estratégias especificas para motivar as pessoas, mas se não compreendermos como elas interagem, podem não ter efeito algum, perdendo-se tempo e dinheiro.
Ao desenvolvermos um plano estratégico de motivação, devemos levar em conta dois fatores importantes, são eles; a personalidade de quem se quer motivar e também a situação, ou seja, como determinado acontecimento pode influenciar positivamente para que a pessoa chegue ao objetivo esperado, ambos devem ser analisados e estruturados de forma que possam abranger todo um aspecto e interagir entre si.
Considerando personalidade e situação, você embasa sua estratégia em fatores internos e externos promovendo assim uma plataforma ampla de suporte aumentando então a possibilidade de sucesso.
Agora, da próxima vez que for desenvolver um planejamento, palestra ou treinamento, considere a personalidade das pessoas envolvidas, bem como a situação ou contexto em que elas se encontram. Agindo desta forma, as chances de motivar são grandes e as de se obter resultado através desta motivação, maiores ainda.

      Gisele Araújo Meter
     Colunista na empresa
       Ideias de mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário