sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MÁ VONTADE NO ATENDIMENTO

Um dia desses estava preparando um material para aplicar um treinamento sobre QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. Quando dei conta o material estava enorme, mesmo querendo dar uma podada ou diminuir o conteúdo,estava sentindo que ficaria faltando algo se não levasse o trabalho inteiro.
Fiz um mais compacto e entendi que muita coisa estaria ligada ao assunto e não seria preciso pontuar. Um dos assuntos que fiz questão de não cortar foi a APATIA em atendimentos. Como sempre o curso foi um Sucesso Total, porém alguns alunos perguntaram se ainda havia gente que atendia assim.
Infelizmente essa é uma realidade e todos os dias somos vítimas dessa turma que está ali para ver o defunto no enterro e mais nada. Estão na loja contrariados e muitas vezes acreditam que quando o cliente entra na loja, está atrapalhando  o seu trabalho. " Puxa logo agora que falariam quem ganhou o jogo , chega essa mala para atrapalhar o nosso trabalho." Não é assim?
Hoje estive numa livraria famosa e que sou frequentador de carteirinha ou de cartão, chamada Saraiva, quem me conhece sabe que leio em média 5 livros por mês, então consumo muito. Nunca havia recebido um atendimento na Saraiva como o de hoje até por que é mais comum que eu vá na Store da Rua do Ouvidor. Em Niterói no Plaza entrei cedinho ( O vendedor deveria estar com a cabeça fresquinha), e trouxe uma indicação de livro, o rapaz no automático falou : " Só por encomenda, média de 5 dias úteis." Insisti ainda perguntando se no estoque não teria, ele respondeu: "não", a palavra mais feia para um cliente, que está afim de consumir,insisti perguntando a ele se tivesse o exemplar onde estaria, ele apontou andando: "ai"...
Em menos de um minuto olhando eu achei o livro. Podem acreditar que eu sempre dou uma advertência nesses casos e agradeço, pois assim sempre vai ter mais trabalho para os profissionais de treinamentos. Rendeu um e mail para a Saraiva e mais um artigo para o Motiva.
Cuidado com os pecados no atendimento, o cliente é o seu maior patrimônio, e se você não cuida bem dele ele vira a bandeira sem a menor dificuldade. A pessoa mais importante do seu negócio merece respeito e toda a atenção.
A vida ensinando.

Um Forte Abraço e Sucesso Total !

Roberto Lopes

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