sábado, 21 de julho de 2012

As atribuições dos vendedores nas empresas

 
As funções do vendedor são atribuídas de acordo com o mercado em que a empresa atua e seus objetivos mercadológicos. Considerando todos os papéis que o vendedor irá ocupar na empresa, o profissional poderá exercer atividades de vendas, promocionais, de relações públicas, de prestação de serviços, de cobertura territorial e administrativa.

Vendas

Segue algumas das funções do vendedor relativo às vendas:

· Realizar regularmente visitas aos clientes;

· Vender a linha de produtos;

· Introduzir produtos novos;

· Responder às indagações;

· Superar as objeções;

· Verificar o estoque dos clientes;

· Interpretar os produtos para os clientes;

· Estimar o potencial do cliente;

· Estimar as necessidades do cliente;

· Explicar e advogar as diretrizes da empresa no que tange a preços, condições de pagamento, crédito, cobrança, prazos, sistemas de entrega e assistência técnica;

· Obter pedidos;

· Assegurar que as cotas sejam atingidas.

Atividades promocionais

Segue algumas das funções do vendedor relativo às atividades promocionais:

· Descobrir e divulgar o uso de produto;

· Fazer demonstrações dos produtos;

· Informar os clientes sobre campanhas publicitárias;

· Desenvolver clientes potenciais;

· Abrir novos clientes;

· Distribuir catálogos, folhetos, brindes e peças promocionais;

· Acompanhar o trabalho dos vendedores e dos intermediários;

· Treinar o pessoal dos intermediários;

· Apresentar aos clientes, dados e informações sobre o mercado.

Relações públicas

Segue algumas das funções do vendedor relativo às relações públicas: 

· Manter relações amistosas com os clientes;

· Difundir a imagem da empresa;

· Recolher informações sobre a imagem da empresa;

· Representar a empresa.

Prestação de serviços

Segue algumas das funções do vendedor relativo à prestação de serviços:

· Instalar material promocional;

· Averiguar e relatar reclamações;

· Providenciar substituições e devoluções;

· Providenciar descontos e bonificações;

· Acompanhar o fluxo de pedidos;

· Providenciar pedidos de abertura de crédito;

· Providenciar prioridades de entregas.

Cobertura territorial

Segue algumas das funções do vendedor relativo à cobertura territorial:

· Zelar pela sua área geográfica;

· Zelar por sua clientela;

· Preparar roteiros de visita, que permitam uma cobertura mais eficiente;

· Distribuir seus esforços de acordo com os potenciais dos clientes;

· Acompanhar a instalação de prováveis clientes;

· Verificar a mudança ou fechamento de clientes.

Atividades administrativas

Segue algumas das funções do vendedor relativo às atividades administrativas:

· Planejar o trabalho diário;

· Organizar o trabalho de campo;

· Preparar relatórios;

· Analisar os clientes perdidos;

· Preparar a lista de clientes potenciais;

· Frequentar as reuniões de vendas e convenções;

· Frequentar as sessões de treinamento;

· Realizar cobranças;

· Manter atualizado e em ordem seu material de vendas;

· Obter informações para abertura de crédito;

· Obter informações sobre cancelamento de crédito e de pedidos;

· Informar a empresa sobre as atividades dos concorrentes em seu território;

· Prestar contas das despesas de vendas;

· Manter atualizado o fichário de clientes;

· Preparar seu kit, pasta, amostras e materiais acessórios de venda

Ufa! E tem gente que acha que para vender pode ser qualquer pessoa.

Um Forte abraço e sucesso total !
Palestrante Roberto Lopes

Fonte: Sebrae São Paulo

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