sábado, 21 de abril de 2012

Socorro! ! Minha empresa esta indo de mal a pior, o que faço agora?

 

Bom, se o título deste artigo despertou a sua atenção é porque as coisas na sua empresa não andam favoráveis. Mas só o fato de estar ciente da situação já é meio caminho andado, e o que fazer daqui pra frente?
Antes de qualquer coisa vai aí algumas perguntas:
1. Sua empresa esta com problemas ou já esta a beira da falência?
2. Sua empresa possui um capital de giro suficiente para as épocas de vacas magras, ou as finanças andam no gargalo?
3. Sua empresa possui um bom sistema de gestão, que controle religiosamente o financeiro, o fluxo de caixas, estoques, etc?
4. Sua empresa esta pagando algum tipo de juros hoje, seja para bancos, contas atrasadas?
5. Sua empresa possui uma equipe bem treinada para o atendimento ao cliente?
6. Sua empresa possui uma equipe totalmente comprometida com a missão, visão e valores da empresa?
7. Sua empresa possui uma boa estratégia de divulgação dos produtos e serviços em rádio, jornais e revistas locais?
8. Sua empresa possui um contabilidade que faz um trabalho atuante prestando realmente uma Consultoria Contábil e também Empresarial?
9. Você como empresário é sempre presente no negócio, ou aparece uma vez e nunca na empresa?
10. Seja sincero(a), hoje você se sente mais um(a) empresário(a) ou um(a) apagador(a) de incêndio(bombeiro) na sua empresa.
Bom se a sua situação se encaixa em apenas 50% ou seja 5(cinco) destas perguntas, a situação já é agravante e já passou da hora de se mexer para reverter esta situação na sua empresa. Mas como?
Normalmente quando o empresário(a) se encontra diante de uma situação difícil, surge uma nuvem negra em seus olhos impossibilitando de enxergar qualquer possibilidade de melhoria, ai que é o grande engano, nessa hora vem a importância e a humildade de reconhecer que e necessário buscar ajuda, e para isso existem os especialistas em recuperação de empresas, em consultoria empresarial, pois são profissionais que acumulam uma vasta experiência e muitas vezes no primeiro momento já detecta problemas graves que muitas vezes o empresário não consegue enxergar em seu negocio em virtude de estar no meio do redemoinho do dia-dia.
Muitas empresas hoje são de sucesso, pois passaram e ainda mesmo no auge contam com o auxilio da consultoria empresarial, um exemplo disto é o Grupo Pão de Açúcar.
Mas ai vem outra questão, a minha empresa é pequena, já estou com problemas demais como vou pagar uma consultoria???????
Falo pra vocês o seguinte, muitas vezes os juros que sua empresa esta pagando para bancos hoje, ou o funcionário mal treinado, uma venda mal feita, ou um fluxo de caixa mal administrado, sai mais caro que pagar uma consultoria, lembrando que a consultora lhe dará um retorno, estes itens apontados não.
Reflita nisto
E boa semana!

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo)
Instrutor de Treinamento & Desenvolvimento Pessoal
Contato: contato@joserosalvo.com.br
Site: www.joserosalvo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário