sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Socorro meus funcionários não tem comprometimento

 

Tenho observado ao longo desta minha jornada como consultor empresarial, que principalmente as micro empresas, os pequenos comerciantes vem sofrendo na carne, não é nem na pele, o grande problema com a falta de comprometimento dos seus funcionários. Em um restaurante que tem cinco funcionários por exemplo, faltou um deles o desfalque é grande, e mesmo na questão de atendimento ao cliente muitas vezes deixa á desejar, pois não a comprometimento do funcionário nem com a empresa e muito menos com os clientes.
E as grandes empresas o que fazem para contornar esta situação? A resposta que vem é, as grandes empresas tem recurso financeiro para fazer programa de retenção de talentos, investir, treinar os seus colaboradores. Aí é que vem o engano, o maior erro dos micro e pequenos empresários e comerciantes é pensar pequeno, as mesmas estratégias utilizadas pelas grandes empresas podem ser utilizadas por empresas pequenas também, o que muda é a dimensão e o tamanho do programa de investimento. Mas o pensamento as estratégias são as mesmas.
E quais estratégias usar para os pequenos negócio? Para o comércio? Existem muitas e muitas alternativas, a primeira coisa é começando pelo proprietário, qual é a visão em relação á programas de treinamento, retenção de talento, qual é a sua estratégia de contratação, ou você contrata no susto? Tem muitos microempresários que preferem pagar rescisão trabalhista no sindicato do que treinar os seu funcionários e outros tem a coragem de dizer “eu não treino meus funcionários se não eles vão embora” e eu sempre respondo “ o perigo não é treiná-los e eles irem embora, mas sim não treiná-los e eles resolverem ficar”.
Outra coisa que tenho notado nos microempresários é que eles nunca tem tempo para nada, e para isso tem uma frase do Albert Einstein que diz o seguinte: “"Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos." Agora eu pergunto e quando vem os problemas aí tem que parar para resolver, e se estes problemas fossem evitados? Você ganharia tempo.
Muitas vezes faço dez visita na empresa e o proprietário nunca tem tempo para me atender para falarmos da gestão dos seus funcionários, e lá você observa que o atendimento deixa muita a desejar, e sempre vem aquela famosa lamentação “meus funcionários não são comprometidos”. Mas será que a mudança não tem que acontecer primeiro em você empresário ou empresaria, será que não é momento de você dizer “basta” para estes problemas e começar a profissionalizar de verdade a sua empresa? Será que não é hora de você deixar de ser bombeiro(a), ao invés de ficar só apagando incêndio e se tornarem empresários de verdade? Ou sua empresa é apenas um cabide de emprego? Será que não é hora de você fazer como as grandes empresas de sucesso, deixar de ver qualificação, treinamento aos colaboradores como custo e olhar como investimento?
Hoje a ACITEL РAssocia̤̣o Comercial e Empresarial de Tel̻maco Borba, disponibiliza treinamentos e palestras voltadas para a necessidade da sua empresa, consultoria voltada
para o seu tipo de negócio inclusive com custo x beneficio sobre medida para microempresa e pequenos comerciantes. Mas para isso você tem que querer e tomar uma atitude de implantar estes trabalhos em sua empresa e lembre-se daquele velho ditado “santo de casa não faz milagre”. Você quer que a sua empresa seja profissional de verdade, contrate profissionais de verdade, pois o mercado não digere mais amadores. Não deixe o copo transbordar, ainda há tempo.
Pense Nisso e SUCESSO!

José Rosalvo
Palestrante e Consultor Comportamental, tendo adquirido ao longo dos dez anos, grande experiência como Consultor Empresarial, como Empresário , desenvolvendo equipes e pessoas nas áreas de atendimento, vendas, motivação, liderança e comunicação.
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em gestão de negócios pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureat International Universities). Formado pelo programa intensivo para empreendedores o EMPRETEC,

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