sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Chefe do Passado e o Líder do Futuro

 

O conceito adotado ainda por algumas empresas de se ter um CHEFE comandando os funcionários está ultrapassado. Num mundo globalizado, o inalcançável chefe foi rebatizado de LIDER e os empregados, muitos deles tratados como escravos são atuais e importantes COLABORADORES. Conforme especialistas, o conceito de gestão está associado à atitude de liderança e o papel fundamental do líder é, dentre as inúmeras atribuições, fazer com que seus colaboradores façam o que precisa ser feito. Para isso, ele deve ser motivado, preparado e tratado de acordo com suas habilidades. Segundo os especialistas em ambiente corporativo, quem sofre constrangimento no ambiente de trabalho, na frente dos colegas, deve chegar até o CHEFE e expor sua insatisfação em relação ao tratamento que está recebendo dentro da empresa. O autoritarismo é a demonstração clara de uma pessoa insegura, imatura e que não está preparada para exercer a função. Não é qualquer um que tem capacidade de liderança. Uma empresa competitiva não promove qualquer funcionário. Uma empresa boa para se trabalhar deve fazer avaliação severa para promover um funcionário.
E quando falamos de autoritarismo, falamos logo de humilhação, que por conseguinte não é vista pelo CHEFE que causa a humilhação, mas sim SENTIDA, por quem a recebe.
O que é humilhação? É um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento. Convido você a refletir sobre quatro características de um CHEFE que não consegue tirar resultados da sua equipe: Ele nega com atitudes os valores da empresa. Sabe aquela plaquinha ( missão, valores e visão ) que normalmente fica na recepção da empresa? Lá estão os valores da companhia e um CHEFE que não consegue resultados tende a negar aquelas frases com suas atitudes e comportamentos no dia a dia. Muitos liderados leem aquelas frases e pensam: “Nem o meu CHEFE faz isto!”
O CHEFE que desmotiva a sua equipe através de autoritarismo, esta longe de conhecer a MISSÃO, VISAO, VALORES de sua própria empresa.
Ele desconhece o limite entre a pressão por resultados e falta de respeito. Busca por resultados é uma coisa, ironizar e CHAMAR A ATENÇÃO NA FRENTE DE OUTRAS PESSOAS é outra coisa completamente diferente. Liderados que são comandados por CHEFES autoritários não costumam dar tudo de si no momento de executar uma tarefa.
A ele falta a capacidade de inspirar os seus liderados . Um CHEFE simplesmente manda seu liderado fazer, um líder antes de mandar inspira o seu liderado, mostrando o que deve ser feito e porque deve ser feito, isto é, lhe dá um propósito. PESSOAS QUE TEM UM MOTIVO ESPECIAL PARA TRABALHAR DURO TENDEM A FAZER MUITO MAIS DO QUE LHE É SOLICITADO. o CHEFE AUTORITÁRIO vai atrás do resultado certo da forma errada. Algumas vezes ( nem sempre ) este CHEFE não consegue o resultado a curto prazo, mas as suas atitudes desmotivam seus liderados a conseguirem os mesmos resultados para a próxima missão. Um CHEFE autoritário sempre consegue resultados a curto prazo,mas a longo prazo ele consegue uma façanha ainda maior, A PERDA DOS TALENTOS DAEMPRESA. A médio e longo prazo os resultados simplesmente desaparecem, pois as pessoas não tem um bom motivo para fazer o que deve ser feito.
O líder de futuro conhece seus valores e os vivencia: reconhece suas falhas e pede desculpas. Dá crédito do sucesso a seus seguidores.
O CHEFE AUTOCRATA: Chama atenção em publico.
O líder do futuro: Elogia em público e corrige em particular.
“O chefe autocrata diz: EU SOU O DONO DA RAZÃO, EU É QUE MANDO AQUI, já o líder do futuro diz: Vocês são a RAZÃO da empresa existir”
Você que leu este artigo e que ocupa o cargo de liderança, de que lado você esta? caminhando, para o passado? (Chefe Autocrata), ou para o futuro?, líder DO FUTURO?
Uma pergunta chave. Qual destes conseguirá reter os bons talentos na organização?
Reflita sobre isso e SUCESSO!




José Rosalvo
Palestrante e Consultor Comportamental, escritor, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi.
Especialista em desenvolvimento profissional nas áreas de vendas, atendimento, liderança, motivação e comunicação.

Roberto Lopes
Um forte abraço e Sucesso Total .

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