sábado, 5 de março de 2011

6 maneiras para conquistar novos clientes

Pareça e seja uma pessoa confiável – A primeira impressão é fundamental para estabelecer um relacionamento de sucesso com o cliente, esse momento jamais deve ser para vender, e sim para conhecer as necessidades do consumidor. Seja uma pessoa amigável, cordial e profissional, mostrando, através da sua conduta, uma atitude de plena confiança.
Ofereça valor, e não preço – A melhor maneira de proporcionar valor é ajudando seus clientes a obterem soluções para seus problemas. Não pense com a carteira, posicione-se como um prestador de serviços e suas vendas irão aumentar consideravelmente.
Realize algo inesperado – Envie ao cliente um cartão de agradecimento pelo fato de confiar em seu trabalho, um presente na data de seu aniversário, faça um café da manhã ou mande uma placa de reconhecimento pela parceria estabelecida. Inove e encante o cliente e ele nunca mais vai se esquecer dessa experiência. Planeje e comece hoje, o que você está esperando?
Faça perguntas inteligentes – Para vender qualquer produto/serviço, é preciso qualificar a venda, e isso só pode ser feito através de perguntas bem elaboradas que venham ajudar a entender as reais necessidades dos clientes. As perguntas são reveladoras, demonstram conhecimento, preocupação, oportunidades, preparação profissional e aproximam o cliente do vendedor. É o momento de criar uma energia no ambiente, proporcionando uma relação ganha-ganha para ambas as partes. Coloque no papel as perguntas que você considerar mais interessantes e leve-as sempre que for conversar com o cliente.
Tenha bom humor – Sempre que encontrar uma oportunidade, faça uma brincadeira sobre você (e não sobre as outras pessoas), arranque algumas risadas e tudo ficará mais descontraído. Quando a pessoa começa a ficar à vontade, a tendência é que a venda aconteça naturalmente. Pense nisso e construa ambientes favoráveis para conversar com seus clientes.
Previna as objeções – Escreva em um caderno as sete principais objeções impostas pelos seus clientes e, depois, crie duas alternativas para cada uma delas. Assim, você dificilmente será pego de surpresa e sempre estará com a resposta na ponta da língua.
André Silva é palestrante de motivação e vendas e colunista da seção Manual do Vendedor na revista VendaMais.
E-mail: contato@palestranteandresilva.com.br
Site: www.palestranteandresilva.com.br
Roberto Lopes
Palestrante & Instrutor de Vendas

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