sábado, 15 de janeiro de 2011

A aparência pessoal como parte do sucesso nos negócios





por R. Besouchet

Estudos demonstram que o interlocutor formará impressões a respeito de seu vendedor (que ficarão para sempre ligadas a imagem dele e da sua empresa) no primeiro minuto do primeiro contato . Este processo se inicia depois de apenas oito segundos , o que equivale a dizer que seu cliente iniciará uma avaliação dele antes mesmo que ele possa dizer uma única palavra .

Se você quer ter sucesso com seus vendedores, prepare-os para construir um relacionamento com seus clientes orientando-os a vender a si próprios antes de qualquer outra coisa. Treine-os para vender-se desde a entrada na empresa de seu cliente, ou do seu cliente na sua própria empresa. Ajude o seu vendedor a impressionar a todos que possam ajudar a formar sua imagem pessoal.

A aparência do vendedor pode ajudar ou não a vender sua imagem. Aparência é mais do que simplesmente vestir-se com roupas apropriadas: aparência é presença física, comportamento, postura corporal, adequação da voz, boas maneiras e higiene.

Na percepção de seu interlocutor a aparência externa que o vendedor estará apresentando formará convicções sobre a empresa e sua conduta, confiança, atitudes positivas, educação e honestidade. Com isso, você estará começando a definir sua tão necessária relação com o cliente e já terá encaminhado boa parte de venda.

Dez dicas sobre aparência:

-Vista-se para ser a pessoa mais bem vestida entre todos que encontrará hoje, respeitando a cultura da região;

-Vista-se sempre socialmente. Se usar um blazer, não retire-o durante a visita a um cliente a menos que seja convidado a fazê-lo;

-Evite usar camisas de manga curta. Elas dão um ar de informalidade indesejável em contatos de negócio;

-Se o produto que irá vender exigir demonstração que pode sujar suas roupas, vista um avental limpo e desamassado. Nada pode ser pior do ser visto com vestes sujas, ainda que seja um avental de demonstração;

-Não use nunca calçados esportivos do tipo tênis ou sandálias. Use sempre sapatos limpos e engraxados;

-Se por um capricho da natureza estiver passando por um período com caspa, livre-se dela antes que seu cliente perceba dando uma boa escovada em sua roupa. Lembre-se: roupas pretas são clássicas mas expõem demais este problema;

-Sorria de uma forma simpática mas tenha o cuidado de arrumar os dentes sempre. Procure manter o hálito fresco: nada pode ser pior do que dar uma baforada de mau hálito em quem quer que seja;

-Procure manter unhas limpas e aparadas. Suas mãos serão sempre um ponto de observação importante para seu interlocutor;

-Controle seu gestual e seu tom de voz para que seu diálogo seja agradavelmente percebido pelo cliente.

-Não carregue no bolso um montão de lápis ou canetas, nem mesmo cigarros. Eles podem dar uma aparência de desleixo.

Boa sorte e boas vendas!


Besouchet é Engenheiro pela PUC-RS e Especialista em Marketing pela UFRGS.


Um comentário:

  1. Era o que eu precisava, muito bom.Estrangeiros que querem fazer comercio com empresas brasileiras, tem me perguntado de como agir com brasileiros. Acho que essas dicas tb servem para eles.

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