sábado, 18 de dezembro de 2010

É o que tem ...

 " Aos que se acham super vendedores , cuidado para não ficarem assim ... dançando ." 
 Uma das coisas que mais me  impressiona no varejo é a desmotivação de vendedores de grandes redes. Hoje resolvi sair para comprar algumas roupas , e com certeza para avaliar os vendedores e atendimentos , estive num grande shopping de Niterói e em algumas lojas de rua .
Estava buscando um óculos ( de grau ) , blusas , sapatos , meias , cuecas ,cinto , calça e um terno , confesso que mesmo com tantas necessidades , voltei para casa com apenas metade do que precisava . Nas óticas , eu tive o pior atendimento , pessoas despreparadas com má vontade , passando logo preços , me pré -julgando porque estou de férias , ou seja barba por fazer , chinelo , bermuda e camisa de time , talvez alguns tenham me visto como um "caroço" e duro ainda por cima .
Como se perde vendas ... Não perguntam o nome do cliente , não demonstram nada , não negociam , não conversam , muito menos oferecem uma agua , cafezinho ou um suco , neste calor faria a diferença e eu me sentiria importante , e estava com uma boa graninha para gastar , assim como muitos outros .
No shopping a mesma decepção atendimentos evasivos , rápidos demais quase empurrando clientes para fora da loja , agora o que mais me chamou a atenção foi um lance acontecido na Renner .
Um rapaz estava com a mãe olhando camisas social , como estava ao lado , saquei a conversa , o filho conseguira um emprego e estava buscando algumas peças ,escutei ele falando para a mãe : "Pô não tem ninguém aqui para atender " , então foi falar com um um rapaz que estava com uniforme da loja , o obteve a seguinte resposta : " Cara eu não sou vendedor não ." rsrsrsr , não é piada leitores . No mínimo ele deveria pensar o seguinte : "Bom já que estou usando o uniforme com o nome da loja , mesmo sendo segurança eu deveria chamar um vendedor para tirar a dúvida deste rapaz. Pois é a verdade é que havia um vendedor por perto e depois que o cliente já estava a cinco metros de distância , ele virou e falou aquela frase natural de quem não sabe nada de atendimento : " Pois não ?"
Depois de um tempão ele foi lá e perguntou : " Está precisando de um vendedor ? " rsrsrsr , gente só rindo mesmo , o cliente estava querendo consumir e o cara faz uma pergunta dessas , educadamente o cliente tirou a sua dúvida o vendedor virou e voltou para arrumar a sua arara , e passou por mim resmungando " Que saco , palavrão e ai finalizou , só entra nego aqui para encher o saco !" Vê se pode ? Será que quando contratam essas pessoas perguntam pelo menos , o por que ele escolheu vendas ? É o que tem ? Vamos lá !
Como clientes estamos muito mau atendidos e sem importância para o negócio do varejo , quando deveria ser ao contrário , por isso que eu digo ... Contratamos muito rápido e demoramos muito a demitir , imagine quanta grana , quantos negócios , quantas vendas já se perderam por conta de atitudes como essas ?
Treinamento é mais do que um simples custo , é um grande investimento , invista em você .

Um grande abraço
Roberto Lopes
Palestrante e Treinador

2 comentários:

  1. É Betão, você tocou num ponto que, particularmente, eu acho ser o maior distanciador entre cliênte- vendedor, "o preconceito". Nós somos julgados pelo que vestimos ou usamos, se estamos barbeádos ou não, a cor de nossa pele e se bobear até o corte de cabelo é motivo.
    Eu aprendi que vender é apenas "seduzir" o cliênte, porém com verdade e franqueza e, vendedores ja nascem vendedores não se faz um da noite pro dia, é como um diamante que só precisa ser lapidado e polido.

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  2. É isso ai Cleber , o problema é que muitos acham que a profissão de vendedor é para quem não consegue trabalhar em nenhum outro lugar , ou seja não consigo nada vou ser vendedoor , como diz o texto : 'É o que tem ...?. vamos lá
    E essas pessoas sem uma boa orientação,treinamento e instrução fica muito difícil desenvolver . Ai continuaremos ver isso ,no camelódromo do Rio encontramos ótimos vendedores com muita disposição diamantes como você falou só precisa de foco e direcionamento.
    Valeu , continue com o Motiva .
    Abs

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