sábado, 9 de outubro de 2010

Pescaria no Japão




Nesta semana conheci  uma história muito interessante contada por uma pessoa que está treinando comigo e já possui bastante experiência no comercio e no varejo em geral .
Estávamos comentando sobre seu novo cargo e que deveria ter muita mudança , pois ele irá assumir um setor com vários vendedores e a grande maioria com caracteristicas bem negativas porém , mas já manjadas no mercado . Vendedores , parados , limitados , que seguem regrinhas, que enrolam a empresa,que só tentam justificar o fracasso ,antigos que acham que sabem tudo e que ninguém pode acrescentar nada em sua carreira .
Então ele me contou que no Japão ,as águas são muito frias e para os pescadores conseguirem bons peixes e de bom tamanho se afastavam muito , voltando muitas horas depois e o peixe já não estava tão fresco, com isso não conseguiam vender , então um pescado teve outra ideia , fizeram um grande tanque no barco e colocaram os peixes eles voltariam vivos da viagem e teriam mais valor, e assim fizeram , porém durante a viagem de volta os peixes se movimentavam pouco e ficavam ociosos , e engordavam e perdiam o sabor e o valor nutritivo , eles deveriam pensar em outra solução .
Outro pescador teve uma sacada , na viagem de volta colocaremos um pequeno tubarão no tanque para ficar em cima deles , eles vão ter que nadar e se esquivar para sobreviverem e ai não engordarão mais .
Essa história nos faz refletir nas equipes que conhecemos , se não colocarmos um bom supervisor ,cobrando cotas , roteiros , objetivos , visitas , crescimento , relatórios eles tendem a cair na zona vermelha e engordar . Agora cuidado que tem muita empresa por ai que corta a calda do tubarão .
Pense nisso !

Boa Semana e bom trabalho .

Roberto Lopes
Palestrante e Treinador

Nenhum comentário:

Postar um comentário