terça-feira, 7 de setembro de 2010

É necessário se aprofundar no atendimento


 Quando cliente entra na sua loja ,o que você faz ?  Eu aconselho que neste momento você largue tudo o que está fazendo , pare a conversa , solte o telefone porque chegou na loja a peça mais importante de qualquer negócio, é ele quem coloca o café, o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas ideias e compra o seu produto e melhor ainda é ele que te indica para outras pessoas do seu relacionamento , para o seu ciclo de amizades , ele divulga a sua marca é o seu melhor propagandista , então não perca essa oportunidade de atender com toda a sua atenção uma pessoa tão importante para você .
  Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que tenho passado como cliente é um assustador oposto , uma grande inversão de valores , falta de profissionalismo, descaso, pré julgamento , falta de importância e um ponto mais marcante a falta de técnica e treinamento  , não conhecem os produtos e não fazem questão de aprender, não se tem os menores argumentos para se manter o cliente na loja , para cativar e encantar o cliente , na verdade parece que o cliente chega para atrapalhar o trabalho ,outra grande inversão por que na verdade ele é o trabalho e não pode ser o cara que interrompe o trabalho de alguém que precisa atender e vender , estranho não é ? Mais é o que acontece . 
  Precisamos entender que um cliente quando entra em nossa loja ele tem uma necessidade , e o trabalho de quem está atendendo é identificar qual é a sua real necessidade , quais são as suas dúvidas , seus medos de investir no novo , onde ele viu algo parecido , o que chamou a sua atenção , como ele ficou sabendo deste produto , ou seja precisamos investir muito tempo sondagem com perguntas que abram um diálogo .
  Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como você ,possui as mesmas necessidades , agora se eu não me aprofundar no atendimento , não investir tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa demais do que ele realmente veio buscar , veja a foto do Iceberg ,o cliente se apresenta como ele na loja com interesses superficiais , se você não se aprofunda , investe tempo dificilmente vai descobrir , reais necessidades , objetivos , limites e reais intenções . Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo no seu atendimento , converse mais com o seu cliente , busque conhecimento você só tem a ganhar .

Boa sorte e bom trabalho .

Roberto Lopes

Palestrante e treinador

2 comentários:

  1. Fala aí meu amigo... Cara, muito bom esse texto.
    Vê se aparece.

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  2. Fala Grande amigo, excelentes textos, sei bem o que é isto, sou Chefe de Recepção no Hotel que trabalho, e te confesso que travo estas lutas diárias para que os meus recepcionistas vejam e recebam os nossos hópedes de uma forma bem diferente!! Com certeza irei utilizar destes exemplos, se é que me permite!!Quem sabe em breve , não agendadmos uma palestra sua lá no Hotel!!Abcs!

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