Tenho observado ao longo desta minha jornada como consultor empresarial, que principalmente as micro empresas, os pequenos comerciantes vem sofrendo na carne, não é nem na pele, o grande problema com a falta de comprometimento dos seus funcionários. Em um restaurante que tem cinco funcionários por exemplo, faltou um deles o desfalque é grande, e mesmo na questão de atendimento ao cliente muitas vezes deixa á desejar, pois não a comprometimento do funcionário nem com a empresa e muito menos com os clientes.
E as grandes empresas o que fazem para contornar esta situação? A resposta que vem é, as grandes empresas tem recurso financeiro para fazer programa de retenção de talentos, investir, treinar os seus colaboradores. Aí é que vem o engano, o maior erro dos micro e pequenos empresários e comerciantes é pensar pequeno, as mesmas estratégias utilizadas pelas grandes empresas podem ser utilizadas por empresas pequenas também, o que muda é a dimensão e o tamanho do programa de investimento. Mas o pensamento as estratégias são as mesmas.
E quais estratégias usar para os pequenos negócio? Para o comércio? Existem muitas e muitas alternativas, a primeira coisa é começando pelo proprietário, qual é a visão em relação á programas de treinamento, retenção de talento, qual é a sua estratégia de contratação, ou você contrata no susto? Tem muitos microempresários que preferem pagar rescisão trabalhista no sindicato do que treinar os seu funcionários e outros tem a coragem de dizer “eu não treino meus funcionários se não eles vão embora” e eu sempre respondo “ o perigo não é treiná-los e eles irem embora, mas sim não treiná-los e eles resolverem ficar”.
Outra coisa que tenho notado nos microempresários é que eles nunca tem tempo para nada, e para isso tem uma frase do Albert Einstein que diz o seguinte: “"Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos." Agora eu pergunto e quando vem os problemas aí tem que parar para resolver, e se estes problemas fossem evitados? Você ganharia tempo.
Muitas vezes faço dez visita na empresa e o proprietário nunca tem tempo para me atender para falarmos da gestão dos seus funcionários, e lá você observa que o atendimento deixa muita a desejar, e sempre vem aquela famosa lamentação “meus funcionários não são comprometidos”. Mas será que a mudança não tem que acontecer primeiro em você empresário ou empresaria, será que não é momento de você dizer “basta” para estes problemas e começar a profissionalizar de verdade a sua empresa? Será que não é hora de você deixar de ser bombeiro(a), ao invés de ficar só apagando incêndio e se tornarem empresários de verdade? Ou sua empresa é apenas um cabide de emprego? Será que não é hora de você fazer como as grandes empresas de sucesso, deixar de ver qualificação, treinamento aos colaboradores como custo e olhar como investimento?
Hoje a ACITEL – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, disponibiliza treinamentos e palestras voltadas para a necessidade da sua empresa, consultoria voltada
para o seu tipo de negócio inclusive com custo x beneficio sobre medida para microempresa e pequenos comerciantes. Mas para isso você tem que querer e tomar uma atitude de implantar estes trabalhos em sua empresa e lembre-se daquele velho ditado “santo de casa não faz milagre”. Você quer que a sua empresa seja profissional de verdade, contrate profissionais de verdade, pois o mercado não digere mais amadores. Não deixe o copo transbordar, ainda há tempo.
Pense Nisso e SUCESSO!
José Rosalvo
Palestrante e Consultor Comportamental, tendo adquirido ao longo dos dez anos, grande experiência como Consultor Empresarial, como Empresário , desenvolvendo equipes e pessoas nas áreas de atendimento, vendas, motivação, liderança e comunicação.
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em gestão de negócios pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureat International Universities). Formado pelo programa intensivo para empreendedores o EMPRETEC,
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