Acreditar que os líderes
fazem o que fazem, como por exemplo: utilizar um estilo ultrapassado de
liderança,imaginando que seja propositadamente , é no mínimo uma falta de
consideração com todos eles que , com certeza, se esforçam para dar o seu
melhor às equipes e empresas.
Mas, se eles buscam fazer o
melhor, como explicar as estatísticas
abaixo?
A convivência com chefes e
colegas com temperamento difícil e agressivo é uma das situações mais estressantes
para 38% dos entrevistados - IPOM –
Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente
86% das pessoas estão
infelizes nas empresas – Gallup
71% das pessoas saem das
empresas por problemas de relacionamento com seus líderes- Gallup
59% dos líderes são coercitivos
no Brasil e criam ambientes desmotivadores. São os líderes que dizem à equipe o
que fazer, são vigilantes e tendem a criticar o que está sendo feito errado,
sem elogiar o que está sendo feito corretamente- HayGroup Consultoria
O que temos é um verdadeiro
abismo em termos de liderança entre o que o Líder pensa e sua equipe espera. Os
líderes não representam mais suas equipes.
O que antes era tolerado
pelos colaboradores é inconcebível para as novas gerações.
O Líder além de desenvolver
competências como a inovação - não aquela que revoluciona, mas sim a inovação
diária que são as mudanças necessárias para trazer os melhores resultados,
fazer cada vez melhor , aperfeiçoar - deverá , também, entender muito de
pessoas.
No meu livro Líder Premium orientolíderes
sobre o fato de que seu estilo pode ter funcionado no passado, mas não funciona
mais nos dias de hoje e portanto, devem abrir mão de crenças e paradigmas como:
“se
eu elogiar meus colaboradores, eles farão corpo mole ou vão pedir aumento”
“não
tá satisfeito, pede para sair”
“aqui
incentivo é na base da cenoura e chicote “
“manda
quem pode, obedece quem tem juízo “
“eles
precisam saber que manda aqui “
“ninguém
é comprometido na minha equipe “
“essa
geração é folgada “
“eles
não respeitam a autoridade “
Enfim eu poderia escrever
muitas frases que expressam o que alguns líderes ainda acreditam e que, com
certeza, limitam todo seu potencial de crescimento e de sua empresa . Portanto,
é preciso derrubar os muros que ainda existem
entre Líderes e Liderados e perceber que o mundo mudou.
Hoje graças aos jovens,
internet e redes sociais os comportamentos
sofreram grandes influências e isso tem reflexos no estilo de liderança .
Os estilos mais praticadas no
universo web e que muitos jovens esperam encontrar no mundo corporativo são:
a)Liderança Situacional - assume a liderança em determinada situação.
Veja quantas pessoas se mobilizaram para que as manifestações populares
ocorressem. Assume aquele que está comprometido com a causa e busca mais
adeptos a seu projeto. Assim como ocorre com o voo dos gansos que tem à frente
um Líder determinando o ritmo, mas que ao cansar é imediatamente substituído
por outro ganso que assume a frente do grupo e torna-se o novo líder e esse revezamento
vai ocorrendo até chegarem ao destino final.
b) Liderança Compartilhada – antigamente , era comum falar: “cachorro
com dois donos, morre de fome “ lembram? Mas hoje os jovens atuam em conjunto,
compartilham experiências ; é a era de construir juntos, unir expertises.Não
existe o DONO DO PROJETO. No mundo web é conhecido como crowdsourcing “que é um modelo que utiliza a inteligência e
os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela internet para
resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias,
assim como para gerar fluxo de informação “( Wikipedia)
Teremos que rever muitos
conceitos, crenças e paradigmas sobre o tema Liderança e acreditar que depois
da crise, sempre renascem as esperanças e um novo caminho a seguir com muito
mais oportunidades.
BEM VINDO AO SÉC XXI
Marynês Pereira
www.marynespereira.com.br
Certificação Internacional pela Worth Ethic Corporation como Analista Alpha Assessment com Kate Ludeman e Eddie Erlandson.
Certificação Internacional em NeuroCoaching com Phd. Sniri Pillay - coordenador do Neurocience Havard Business e Hendree Coetzee.
Certificação na Metodologia DISC
Sócia Dir Executiva da Provider Solutions
Palestras ,Coaching e Consultoria em Liderança,Vendas e Carreira
Pós Graduaçao em MKT e Gestão de Pessoas
Business & Career Coach - certificação reconhecida pelo BCI - Behavioral Coaching Institute e pelo ICC –International Coaching Council Coaching através da Sociedade Brasileira de Coaching.
Certificação Internacional pela Worth Ethic Corporation como Analista Alpha Assessment com Kate Ludeman e Eddie Erlandson.
Certificação Internacional em NeuroCoaching com Phd. Sniri Pillay - coordenador do Neurocience Havard Business e Hendree Coetzee.
Certificação na Metodologia DISC
Membro do NeuroLeadership Institute
Autora do Livro Líder Premium - 4 x mais resultados.
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