sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Você sabia que o mau atendimento pode quebrar a sua empresa?

Bom se o título deste artigo chamou sua atenção é porque sem dúvida alguma que você também já sabe que o bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio! Entretanto quero chamar a sua atenção neste artigo para a seguinte questão. Se o excelente atendimento ao cliente é importante para o sucesso de um negócio porque tantas empresas, comércios, lojas pecam e MUITO neste sentido?????
E a sua empresa como ANDA? Esta no caminho do PROGRESSO ou no caminho do REGRESSO? Ou seja da FALÊNCIA?
Para descobrir é simples, abaixo vou descrever algum motivos que levam uma empresa ao fracasso, ou melhor dizendo para o BURACO negro da falência e se algum destes motivos estiverem presentes na sua empresa, na sua equipe de atendimento e venda, hum...CUIDADO, sinal de ALERTA, algo esta errado, este artigo já é um auto-diagnóstico, mas o que fazer? No final do artigo estarei lhe dando algumas dicas. Vamos lá, MOTIVOS PARA UMA EMPRESA QUEBRAR:

1. A equipe NUNCA passou por um treinamento especifico de atendimento ao cliente;
2. Os colaboradores atendem ao cliente MASCANDO chiclete;
3. Constantemente tem panelinhas FOFOCANDO na sua loja ao invés de ir recepcionar o cliente;
4. Os colaboradores trabalham mais OLHANDO para o relógio no que no próprio cliente;
5. Quando encerra o horário de expediente a empresa vira corredor de hospício, E OS CLIENTE QUE...
6. Quando o cliente chega normalmente tem alguém ENCOSTADO pelos balcões, pelos cantos, sem se preocupar em ir de encontro com o cliente;
7. Chama o cliente por moço, moça ou QUALQUER nome menos pelo nome;
8. Tem 10 (dez) atendentes na loja conversando sobre a novela, entretanto nenhum vai de encontro ao cliente que esta no corredor com DIFICULDADES de encontrar um produto;
9. A atendente que trabalha no caixa NUNCA cumprimenta o cliente ou agradece pela preferência, pois este tipo de comportamento quem deve fazer e o vendedor(a), quem trabalha no caixa não precisa;
10. Ninguém utiliza o uniforme, melhor que o cliente CONFUNDA o atendente com o cliente, afinal a empresa não tem um padrão definido;
11. Os colaboradores não cuidam da APARÊNCIA e higiene pessoal, o cliente não vê isso, mas sim o preço do produto somente;
12. Se o cliente RECLAMAR também irá ouvir, pois meus colaboradores não levam desaforos para casa;
13. Nossos clientes são ANTIGOS e já conhece o jeito da casa, não irão para o concorrente;
14. Minha equipe não tem jeito, se exigir MUDANÇAS eles pedem a conta;

Existem mais apontamentos relevantes sobre atendimento, entretanto vamos ficar somente com estes no momento.
E então, identificou algum deste males na sua equipe? Se NÃO Parabéns! sua empresa esta a caminho do Sucesso! Mas se SIM CUIDADO, muito CUIDADO, sua empresa esta começando a se projetar para o fracasso, pois qual é a razão da sua empresa existir: O CLIENTE! Se o cliente não é bem atendido ele não volta mais, e um cliente bem atendido fala para uma pessoa, mas um cliente MAU ATENDIDO fala para dez pessoas, e é assim que acontece com muitas empresas, lojas, etc. Simplesmente fecham as portas, e por problemas de MAU ATENDIMENTO.

O que recomendo nesta situação é um treinamento bem feito, especifico sobre atendimento ao cliente. E para isso hoje sua empresa pode contar com um treinamento de alto nível, de qualidade, o curso se chama IMPACTO NO ATENDIMENTO, pois como o próprio nome já diz, criar um impacto positivo no atendimento ao seu cliente. Para maiores informações entre em contato no telefone 42 3271-2509 ou 42 9920-2692 e faça agora mesmo a inscrição da sua equipe e não espere perder mais vendas.
“Lembre-se o atendimento da sua empresa é que determinará se ela terá fracasso ou SUCESSO!”
E se depender da minha experiência como palestrante e facilitador, com certeza você estará caminhando para o SUCESSO! Reflita sobre isso e boa semana!


Escrito em 27/06/2011, por José Rosalvo da Silva
Palestrante e Consultor Comportamental, escritor, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi.
Especialista em desenvolvimento profissional nas áreas de vendas, atendimento, liderança, motivação e comunicação.
www.joserosalvo.com.br

2 comentários:

  1. Cuidado para não virar refém da equipe .

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  2. Grande Roberto, amigo e também especialista em Vendas, mais do que nunca sabemos o quão é importante a consciêntização dos empresários em relação ao bom desempenho da sua equipe, uma vez bem treinada = Sucesso, uma vez sem-treinamento = refém da equipe. Boa Reflexão á todos e Sucesso!

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