sábado, 13 de agosto de 2011

A tijela de madeira


Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e netinho de quatro anos. As mãos do velhinho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
Na hora de comer, as mãos trêmulas e a visão falha do vovô o atrapalhavam, fazendo com que parte da comida caísse no chão. Ele tentava controlar o copo, mas sempre derramava algo na toalha.
O filho começou a irritar-se com a bagunça, e comentou com a esposa:
- Precisamos dar um jeito nisso. Não dá pra conviver com esse barulho de gente comendo com a boca aberta, leite derramado e comida pelo chão.
Foi então que decidiram colocar uma pequena mesa no cantinho da cozinha. Ali, o vovô comia sozinho enquanto o resto da família fazia as refeições à mesa. Além disso, depois de alguns pratos quebrados, o vovô passou a comer numa tigela de madeira.
Certo dia, o netinho que assistia a tudo isso em silêncio e percebia a tristeza do vovô, começou a manusear alguns pedaços de madeira, quando seu pai lhe perguntou:
- Filho, o que você está fazendo?
- Ah, eu estou fazendo uma tigela pra você e pra mamãe comerem quando eu crescer – respondeu o menino, que sorriu e logo voltou ao trabalho.
Aquelas palavras fizeram com que seus pais, com lágrimas nos olhos, refletissem sobre suas atitudes, e sobre o exemplo que estavam dando a seu filho.
Naquela mesma noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Daquele dia em diante, até o final de seus dias, o vovô comeu todas as refeições com a família.
Você já percebeu que o comportamento das pessoas em qualquer ambiente, seja familiar, profissional, ou social, é sempre um reflexo dos princípios, valores, comportamentos e atitudes do líder? Por isso, qualquer que seja a circunstância, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, porque: Palavras movem, exemplos arrastam.

Pense nisso e forte abraço !

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas & Palestrante


Nenhum comentário:

Postar um comentário