domingo, 1 de maio de 2011

Dedique tempo na gestão das pessoas e aumente a produtividade



Por Eduardo Ferraz
A pergunta que mais ouço é: “Qual é o caminho mais seguro para uma empresa aumentar sua produtividade e lucratividade?”. A minha resposta é: os líderes deveriam gastar, no mínimo, 30% de seu tempo contratando, treinando e avaliando pessoas. Tomo emprestada a metáfora do consultor Jim Collins, que diz mais ou menos o seguinte: se a empresa fosse um avião, o comandante deveria ter quatro prioridades:
Embarcar as pessoas certas e desembarcar as erradas.
Colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Definir a rota com essas pessoas.
Não descansar enquanto, no mínimo, 90% das pessoas não estiverem orientadas e posicionadas.
Pode parecer muito tempo dedicado a essa atividade, mas, além de facilitar a decisão na hora de promover, transferir ou demitir alguém, esse tempo aumentará enormemente sua capacidade de aproveitar as pessoas no que elas têm de melhor, posicionando-as nos lugares certos, aumentando consideravelmente sua produtividade e motivação para o trabalho.
O principal desafio de um gestor é descobrir quais são os talentos de seus funcionários, aperfeiçoá-los e posicioná-los corretamente. Se a pessoa está no lugar errado e não houver outro adequado a ela, demita-a e comece a procurar outra!
Em vez de olhar apenas o currículo dos candidatos, de dentro ou de fora da empresa, coloque uma lupa no histórico, pois todo mundo, sem exceção, deixa um rastro durante a vida, o qual mostra uma clara tendência para o futuro. A personalidade, ao contrário do que muitos pensam, é relativamente estável e, portanto, previsível. Coloque pessoas com rastro impecável e aptidão para a vaga e as chances de acertar numa contratação aumentarão muito.
Há quem duvide de que um presidente de empresa gaste tanto tempo com recrutamento, sendo ele tão ocupado. É raro, mas existe. Não digo que os dirigentes têm que substituir ou fazer o papel do RH, mas trabalhar em total sintonia, participando da seleção em todos os cargos estratégicos, desde as dinâmicas de grupo e até da análise do que deu certo ou errado em cada contratação. Não espere um “prato feito”, prepare a comida com sua equipe de RH.
Se você, como líder, investir seu tempo nessa análise, com certeza colocará com muito mais frequência as pessoas nos lugares certos.
Eduardo Ferraz é consultor em gestão de pessoas e especialista em treinamentos e consultoria in company, com aplicações práticas da neurociência. Ele é pós-graduado em direção de empresas pelo Isad PUC-PR e autor do livro Por que a gente é do jeito que a gente é?, da Editora Gente. Para mais informações, acesse o site: http://www.eduardoferraz.com.br/.

Um forte abraço
Roberto Lopes
Palestrante e Instrutor de Vendas


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