domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dicionário Corporativo





Ouvimos a mesma história desde pequenos: “se não sabe, pergunte”. A recomendação tem um peso especial para estagiários e trainees, pois parte de suas obrigações consistem justamente em aprender.
Resposta:

Mas o mundo corporativo criou uma linguagem própria para se comunicar e aos iniciantes algumas reuniões podem parecer conversas cifradas. Há empresas em que se diz “insight” em vez de ideia. A palavra “deadline” significa data final de entrega e um “brainstorm” é uma reunião para troca de sugestões e opiniões. Podem confundir até mesmo quem tem familiaridade com o inglês.
Perguntar é legal e demonstra interesse, mas para você não ficar boiando em seus primeiros dias no trabalho, ou não ter que interromper reuniões para perguntar o que é “benchmarking” preparamos esse pequeno dicionário com algumas das expressões mais comuns, usadas no mundo corporativo.

DICIONÁRIO CORPORATIVO

Assessment management: Avaliação do potencial de profissionais.
Assignments: Tarefas ou compromissos a serem cumpridos.
Avaliação 180 graus: Avaliação de desempenho feita por chefes e clientes.
Avaliação 360 graus: Avaliação de desempenho feita por chefes, clientes e subordinados.
Background: Experiência e conhecimento pessoal ou profissional.
Benchmarking: Trabalho de comparação do desempenho e procedimentos de diferentes empresas para identificar as melhores práticas.
Brainstorm: Reunião para trocar ideias e explorar a criatividade coletiva.
Briefing: Informações necessárias para realização de um trabalho.
Budget: Orçamento.
Business plan: Plano de negócios.
Business unit: Unidade de negócios;
CEO: Sigla para chief executive officer que significa diretor-executivo ou geral. É o cargo mais alto na hierarquia da empresa.
Coaching: Treinamento feito por um consultor de carreira para impulsionar o crescimento profissional, com base em autoconhecimento.
Competências: Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões do profissional
Cultura organizacional: Hábitos do dia a dia ligados à missão e aos valores da empresa.
Deadline: Data de entrega ou finalização de uma tarefa.
Downsizing: Reorganização da empresa para deixá-la mais ágil e eficaz, reduzindo o número de funcionários e os níveis de hierarquia.
Endomarketing: É o marketing interno, ou seja, ações desenvolvidas para conscientizar ou informar os trabalhadores.
Feedback: Retorno que um superior dá ao funcionário sobre seu desempenho no trabalho com o objetivo de aprendizagem.
Follow up: Dar acompanhamento a um projeto ou negócio.
Headhunter: Pessoa especializada na procura de profissionais para ocupar, geralmente, cargos executivos nas empresas.
Insight: Uma pessoa usa esse termo quando tem uma ideia.
Job rotation: Rodízio de funções ou departamentos que o funcionário faz para adquirir novos conhecimentos e experiências sem sair da empresa.
Mentoring: Profissional experiente que passa conhecimentos sobre trabalho e carreira para os mais jovens. Hoje essa função recebe o nome de coaching.
Meritocracia: Política de promoção e de recompensa aos funcionários com base no mérito pessoal
Networking: Rede de contatos que pode servir para uso profissional ou pessoal.
Ombudsman: É um profissional ou departamento responsável por intermediar a comunicação entre o público e a empresa.
On-the-job: Processo de aprendizado e treinamento que o trabalhador faz sem sair da área ou do departamento de atuação.
Overhead: Despesas operacionais.
Reengenharia: Processo de mudanças dos procedimentos da empresa.
Top of mind: Marca ou produto mais lembrado espontaneamente.
Turnover: Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.


Fonte: Paulo Henrique Rocha, da Corrhect Recursos Humanos, Bethe Grecco, da Dreves e Associados; Luana Mota, da Adecco; Marcelo Paolucci, da Hays Brasil.

Roberto Lopes
Palestrante e Instrutor de Vendas

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