domingo, 12 de setembro de 2010

Ouvir é uma arte



  Ouvir mais e falar menos é uma habilidade um exercício diário . Muita gente confunde que um bom vendedor é aquele que fala muito, na verdade o bom vendedor é aquele que se comunica bem , e uma boa comunicação é aquela que se entende bem .
  Para isso é necessário , ouvir , ouvir e ouvir bem o cliente , porque assim você vai conseguir entender a sua real necessidade.
  Não é fácil porque de um modo geral temos uma tendência para falar mais do que ouvir,queremos expressar as nossas opiniões, falar algo sobre o novo produto, contar sobre uma promoção ou forma de pagamento,contar algum caso que também já aconteceu parecido com o do cliente e etc... Ouvir mais é uma virtude para poucos .
  Quando você ouve mais o seu cliente,tem a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais , entender suas ideias e anseios .
  Todo cliente quando entra numa loja tem uma necessidade e cabe a você estar atendo para descobrír o por que ele deseja um determinado produto,suas ideías,onde ele viu,como ele pretende utilizar,o que chamou mais a sua atenção, qual a forma de pagamento ele deseja e prazo de entrega . Agindo assim você prestará uma consultoria e ganhará confiança do seu cliente,e assim você sairá daquele padrão de vendedor mercenário, 171 ,empurrador ,tirador de pedido, enganador ou aquele que não vai para o céu . Faça a diferença , ouça mais os seus clientes .

Boa sorte e bom trabalho .

Roberto Lopes
Palestrante e Treinador

Um comentário: