sexta-feira, 17 de julho de 2015

ACONTECE NAS MELHORES E NAS PIORES EMPRESAS.


        Roberto Lopes 


VENDA COM QUALIDADE.














Roberto Lopes

TRABALHE MELHOR.













Bom trabalho!
Roberto Lopes






ATENÇÃO!










Com certeza é extremamente necessário reciclar e se adaptar as novas formas de consumo. Estar antenado com os fatos é fundamental para entender as necessidades dos clientes e superar, encantar a cada um deles, valorizando, o seu produto a sua empresa e você como um facilitador da decisão dele. Os clientes de um modo geral estão mais informados, com menos tempo e menos fiel. Precisam decidir com mais rapidez. Sendo assim é preciso investir em um atendimento mais objetivo, com informações de qualidade, valorizando o seu produto e demonstrando o ótimo investimento que ele está fazendo. Atualmente é suicídio falar de algo que o produto não tem ou não atende, pois a tecnologia está a favor do cliente que consulta na frente do vendedor aquela determinada informação, jogando a venda por água abaixo. O cliente é o nosso maior patrimônio, sem o cliente não existe venda,sendo assim dê a atenção total e a informação que ele merece , hoje em dia atender se tornou comum, o grande negócio é encantar, eles mudaram e nós vendedores precisamos acertar o passo, caso contrário ficaremos para trás.

Boas Vendas














Roberto Lopes 

O VENDEDOR AMIGÃO.

Uma tarefa considerada muito difícil pelos líderes é formar uma equipe que represente com eficiência o seu negócio que tenha pleno conhecimento dos procedimentos e da cultura da empresa, que tenha talento e desenvoltura, que se prepare diariamente para ser o melhor. Utopia?


Creio que não, porém isso da trabalho, um líder que não quer trabalhar dificilmente atingirá os seus objetivos.
Em vendas o processo de montar uma equipe é ainda mais acirrado. Primeiro ponto, vendedor deve gostar de vendas, deve ter disposição, deve ser simpático, inteligente, criativo, persuasivo, conhecedor, estudioso, deve se cuidar e ter alto astral, precisa gostar de gente, ser organizado.Você que está lendo esse artigo pode estar pensando que essa pessoa não existe na terra, deve ser de outro planeta. Partimos para outro erro da liderança, muitos não acreditam que existem vendedores melhores do que os que ele tem e que não vão encontrar outras pessoas que tenham um melhor desempenho. Prospectar dá trabalho. Segundo ponto, vendedores devem ter compromisso com as cotas, com a marca, com seu discurso sobre a empresa e o produto e com a sua forma de negociar. Terceiro ponto, o vendedor precisa trazer o resultado e entender que ele é uma peça fundamental para o sucesso do negócio.
Reparem que dentro dos três tópicos citei características indispensáveis para vendedores águias. Você que é líder de equipe, já parou para avaliar que está representando a sua marca?
Avalie a sua equipe e identifique se existe um vendedor amigão, conheço alguns nesta condição e acho extremamente perigoso para qualquer seguimento.
Quais são as principais características de um vendedor amigão? Observe:
1 É seu amigão, ou ainda pior amigão de alguém da sua equipe.
2 Ele não se preocupa em perder o emprego, sabe por quê? É o seu amigão. Consequentemente não traz o resultado esperado e cobrar de um amigão é muito chato.
3 Ele é “deitão”, e faz tudo do jeito dele, como achar melhor e mais conveniente.
4 Reclama de tudo e é o seu conselheiro, no fundo quer ser o seu sócio, inclusive já dissemina essa informação para todos os integrantes de sua equipe e que logo assumirá o cargo.
5 Não tem hora para chegar, mas tem hora para sair. Quando chega tarde muitas vezes estava na noite anterior com o líder, que ainda não chegou também.
6 Quer responder pelo seu negócio na sua ausência.
7 O mundo inteiro está errado, só ele está certo. Tome cuidado, pois mesmo sendo o seu amigão, costuma falar de você para a equipe.
Poderíamos enumerar muitas outras características aqui de amigões, mas acredito que deu para entender o recado, fique alerta, cuidado com quem está trabalhando com você, o seu negócio é a sua fonte de renda e só os capacitados devem fazer parte dele. Aprendi com o Rodrigo Pimentel do BOPE, que para fazer parte do BOPE, haveria sofrimento e dificuldade, pois só os melhores, chegariam ao final. Como você está recrutando a sua equipe?
Tapar buraco é muito diferente de  contratar. O exemplo do futebol, o cara pode ser o seu melhor amigo, parceiro e até um irmão, mas se não sabe jogar bola, não vai entrar no seu time, vai? Faça uma reflexão, não alguém que entre em campo para perder.
Um abraço grandão e Sucesso!





Roberto Lopes

COMO QUEBRAR A SUA EMPRESA.





Muito se fala que aprendemos com os erros ou se passamos por um buraco e cairmos, passando ali novamente saberemos que ele está ali e não cairemos mais. Ditos como esses estão mais para a teoria do que para a prática, porque insistir no erro muitas vezes é por conta de orgulho, soberba, falta de conhecimento, medo de arriscar, reação negativa a mudanças ou simplesmente má administração.


Como quebrar uma empresa? Persistindo nos erros, acreditando em teorias somente, não focar em mudanças e não planejar. Para um gestor de qualquer área tomar decisões é uma das funções mais importantes, porém se este não vive no seu negócio dificilmente terá êxito. O boi engorda aos olhos do dono. Certíssimo.

Como quebrar uma empresa em cinco passos.
1 -Acredite em tudo. Informações atualmente é o bem mais importante e valioso das empresas, porém informações devem ser filtradas, avaliadas, reconhecidas, colocadas em prática. Nem sempre são eficazes ou verdadeiras por isso muito cuidado com o que se lê e o que se escuta. Busque o fundamento e a veracidade da informação, não tome atitudes e decisões com base na razão, avalie tudo o que está sendo passado e com cautela.
2-Não faça pesquisas. Tome decisões somente por extinto. Pesquisas são ferramentas de grande ajuda, não tome decisões sem um bom trabalho de campo, existem empresas sérias especializadas em pesquisa de marketing, ouvir o seu publico alvo e fundamental para não acontecer acidentes de percurso. Conheço algumas empresas que quebraram por falta de gestão do seu mercado. Não acreditavam em pesquisa e achavam que estavam bem conceituadas.
3- Seja reativo a mudanças. O mundo muda em todo momento, as pessoas mudam, os produtos mudam a tecnologia muda, a sua empresa não deve mudar? Mudanças para acompanhar as tendências mercadológicas são de extrema importância para sobreviver no mercado, existe uma frase sobre o varejo do Dr. Lair Ribeiro que define esse conceito. No varejo quem está correndo está andando, quem está andando está parado e quem está parado...
4- Não reconheça as pessoas. Ninguém alcança o sucesso sozinho. Se a sua empresa está se destacando no mercado, é fato de que a sua força de trabalho está desempenhando bem o seu papel, o sucesso de uma empresa começa desde o pessoal responsável pela limpeza do chão até o presidente. O cliente é a pessoa mais importante de qualquer negócio e é o nosso maior propagandista, uma palavra de um cliente satisfeito vale mais do que trinta palavras de um vendedor. Porém ele só indicará a sua empresa se realmente acontecer o diferencial, e o diferencial só acontece quando existem pessoas comprometidas, motivadas, felizes e reconhecidas.
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Orgulhosas em desempenhar aquela função. Esse reconhecimento deve vir de cima, e de dentro, dos gestores que estão dentro da empresa e depois do cliente. Reconheça o trabalho de que está com você, premiação, motivação, desafios, celebração, tudo isso faz parte do diferencial que essa pessoa passará para fora. O colaborador que compra a empresa venderá com muito mais facilidade
5 – Prometa e não cumpra. A propaganda boca a boca sempre foi a mais eficaz, tanto para levantar uma empresa como para derruba-la. Duas características imprescindíveis de uma empresa é o compromisso e a honestidade. Enganar pessoas tanto internamente como o seu cliente final é um veneno que vai corroer o seu negócio a ponto dele secar, assim como o “chumbinho” faz com o rato. Colaboradores enganados perdem força e não tem mais motivação, pois aconteceu uma expectativa e não foram atendidas, clientes insatisfeitos não voltam mais e fazem uma propaganda negativa para as pessoas de seu relacionamento. Deixo uma citação do grande Sam Walton que uma vez disse: “Clientes, tiram o emprego do mais alto cargo até o mais baixo dentro de uma empresa simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar.”.

Reflita neste artigo e, trabalhe essas cinco chaves de forma positiva para que o seu negócio prospere e você e a sua equipe comemorem os seus resultados.
Um abraço grandão!


 











Roberto Lopes