sexta-feira, 27 de junho de 2014

PREPARO É IMPORTANTE?


 “Prepara que agora é hora do show...” A primeira frase desta canção deve ser um destaque para quem trabalha com vendas e atendimento. No caso da cantora Anitta ela está sinalizando que vai começar o show das poderosas e pedindo para a platéia se preparar.

Imagina se ela não preparasse o seu show? Qual seria a reação da platéia?

O significado da palavra preparo é preparação, apresto, disposições, preliminares, ação, efeito, arte de preparar. Preparo é um investimento, na verdade um auto- investimento, a busca incansável pelo conhecimento e o desenvolvimento das habilidades. Para aumentar as oportunidades no mercado corporativo o profissional deve investir na sua “marca”, agindo assim o retorno será certo.

Não investir em si mesmo é como se você estivesse em uma correnteza te levando em um rio abaixo, sem que tenha noção de tempo, espaço e conseqüências. Assim é com a sua vida, o tempo passa muito rápido, as oportunidades aparecem como um trem que para em uma estação e abre as portas, ou você pula para dentro ou o deixa ele ir embora.  Não acredito em sorte, creio em oportunidades e preparo, se uma oportunidade surgir, você deve estar preparado.

Como fazer esse investimento? Primeiro ponto que deve ser analisado é: Quanto tempo faz que você estudou algo? Participou de um seminário?  
Workshop, graduação, palestra, cursos, pós graduação, MBA, leu livros, assistiu DVDs, treinamento, quando foi? E desde então ao que tem feito para agregar cultura e conhecimento a sua “marca”?

Alerta, parar no tempo pode gerar insatisfações em várias áreas, decepções e falta de motivação para continuar. Não na sua vida profissional, mas no seu ciclo de amizades, família, casamento, religião, clube social e etc...

Fique de olhos abertos, pois o tempo voa, e às vezes sentimos que desperdiçamos nossas vidas com nada. Fuja da síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo sim. Vou ser sempre assim... seja você mesmo o agente de mudança da sua vida.

Prepare-se seguem algumas dicas de auto-investimento:

1- Desenvolva as suas habilidades. Muitas vezes possuímos dons que estão escondidos e precisam ser descobertos. Os que você já possui é preciso aprimorar.

2- Dê asas a sua criatividade. Não frustre as sua idéia leva a frente, compartilhe desenvolva. Pense fora da caixa.

3- Leia muito. Procure variar os assuntos, brinque de gincana com você mesmo, desafie-se a ler tantos livros no mês, no semestre, no ano. Mas leia.

4- Estude muito. Se formou? Faça uma pós, já tem?Faça um MBA ( Máster in Business Administration),Cursos especializados, Inglês, Espanhol, Francês. Procure ter a segunda língua. Lembre-se sem formação não se vai longe.

5- Participe de grupos, eventos, reuniões, redes sociais, viagens, esteja presente e mais ainda se faça presente.

6- Cuide da sua saúde e do seu corpo, estar bem consigo mesmo faz uma enorme diferença.

7- Invista em roupas de qualidade, acessórios e no seu visual.

Trabalhe forte para que o seu nome seja lembrado por ações positivas, isso só depende de você. Foco, força, fé e preparo. Prepare o seu show,  a sua platéia vai curtir e compartilhar. Seja feliz!

Um forte abraço

Roberto Lopes