sábado, 8 de fevereiro de 2014

ONDE ESTÃO OS TALENTOS?




Minha vivencia no mundo corporativo tem me mostrado que pessoas sem o menor preparo tem assumido funções de liderança,gerencia,supervisão e até presidência de pequenas instituições. Isso acontece por falta de opção no ambiente de trabalho,colaboradores não se comprometem com os resultados,não se posicionam e também não querem aceitar desafios. Zona de conforto, é uma tendência. "Aqui é muito bom, vamos ficar por aqui mesmo e ver no que dá." Na bíblia ( Mateus 17. 1-6) temos um exemplo claro dessa postura tão comum, quando Jesus se encontra no momento transfiguração junto com Moisés e Elias. Ali estavam também, Pedro, Tiago e João. Diante daquele momento único, Pedro diz: " Vamos montar três tendas e ficar aqui." Jesus tinha um plano a ser cumprido, se ele entra na ideia de Pedro, poderia ter um problema grave.
Estou usando esse exemplo para demonstrar que um líder é aquele que não pode se acomodar,se ele tem um projeto um objetivo deve ir até o final e conduzir os seus liderados.
Mostrar o caminho, montar estratégias e principalmente conversar com sua equipe ou seguidores,buscar informação com eles, saber o que está acontecendo. Líderes trabalham com pessoas, diferentes demais uma das outras, com ações e reações inesperadas,opiniões formadas difíceis de modificar, é preciso muito preparo e talento. não pode ser qualquer um.
Alguns erros pequenos fáceis de serem solucionados,muitas vezes geram demissões sem ao menos ouvir o que realmente aconteceu, verdadeiras injustiças por falta de preparo ou até mesmo para demonstrar um pseudo poder. Como diz o meu Professor e Amigo Roberto Madruga, vivemos em uma época de apagão de líderes. Uma triste realidade.
Pense nisso!
Câmbio final.
Um forte abraço e Sucesso Total.
Roberto Lopes Palestrante.