domingo, 30 de junho de 2013

CRUCIFICAR OS LÍDERES É A SOLUÇÃO?






Não, claro que não.

Acreditar que os líderes fazem o que fazem, como por exemplo: utilizar um estilo ultrapassado de liderança,imaginando que seja propositadamente , é no mínimo uma falta de consideração com todos eles que , com certeza, se esforçam para dar o seu melhor às equipes e empresas.

Mas, se eles buscam fazer o melhor,  como explicar as estatísticas abaixo?

A convivência com chefes e colegas com temperamento difícil e agressivo é uma das situações mais estressantes para  38% dos entrevistados - IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente
86% das pessoas estão infelizes nas empresas – Gallup
71% das pessoas saem das empresas por problemas de relacionamento com seus líderes- Gallup
59% dos líderes são coercitivos no Brasil e criam ambientes desmotivadores. São os líderes que dizem à equipe o que fazer, são vigilantes e tendem a criticar o que está sendo feito errado, sem elogiar o que está sendo feito corretamente- HayGroup Consultoria


O que temos é um verdadeiro abismo em termos de liderança entre o que o Líder pensa e sua equipe espera. Os líderes não representam mais suas equipes.
O que antes era tolerado pelos colaboradores é inconcebível para as novas gerações.

O Líder além de desenvolver competências como a inovação - não aquela que revoluciona, mas sim a inovação diária que são as mudanças necessárias para trazer os melhores resultados, fazer cada vez melhor , aperfeiçoar - deverá , também, entender muito de pessoas.

No meu livro Líder Premium orientolíderes sobre o fato de que seu estilo pode ter funcionado no passado, mas não funciona mais nos dias de hoje e portanto, devem abrir mão de crenças e paradigmas como:

“se eu elogiar meus colaboradores, eles farão corpo mole ou vão pedir aumento”
“não tá satisfeito, pede para sair”
“aqui incentivo é na base da cenoura e chicote “
“manda quem pode, obedece quem tem juízo “
“eles precisam saber que manda aqui “
“ninguém é comprometido na minha equipe “
“essa geração é folgada “
“eles não respeitam a autoridade “

Enfim eu poderia escrever muitas frases que expressam o que alguns líderes ainda acreditam e que, com certeza, limitam todo seu potencial de crescimento e de sua empresa . Portanto, é preciso derrubar os muros  que ainda existem entre Líderes e Liderados e perceber que o mundo mudou.

Hoje graças aos jovens, internet e  redes sociais os comportamentos sofreram grandes influências e isso tem reflexos no estilo de liderança .

Os estilos mais praticadas no universo web e que muitos jovens esperam encontrar no mundo corporativo são:

a)Liderança Situacional -  assume a liderança em determinada situação. Veja quantas pessoas se mobilizaram para que as manifestações populares ocorressem. Assume aquele que está comprometido com a causa e busca mais adeptos a seu projeto. Assim como ocorre com o voo dos gansos que tem à frente um Líder determinando o ritmo, mas que ao cansar é imediatamente substituído por outro ganso que assume a frente do grupo e torna-se o novo líder e esse revezamento vai ocorrendo até chegarem ao destino final.
b) Liderança Compartilhada – antigamente , era comum falar: “cachorro com dois donos, morre de fome “ lembram? Mas hoje os jovens atuam em conjunto, compartilham experiências ; é a era de construir juntos, unir expertises.Não existe o DONO DO PROJETO. No mundo web é conhecido como  crowdsourcing   “que é um modelo que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como para gerar fluxo de informação “( Wikipedia)

Teremos que rever muitos conceitos, crenças e paradigmas sobre o tema Liderança e acreditar que depois da crise, sempre renascem as esperanças e um novo caminho a seguir com muito mais oportunidades.

BEM VINDO AO SÉC XXI

Marynês Pereira


www.marynespereira.com.br


Palestras ,Coaching e Consultoria em Liderança,Vendas e Carreira
Pós Graduaçao em MKT e Gestão de Pessoas
Business & Career Coach - certificação reconhecida pelo BCI - Behavioral Coaching Institute e pelo ICC –International Coaching Council Coaching através da Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificação Internacional pela Worth Ethic Corporation como Analista Alpha Assessment com Kate Ludeman e Eddie Erlandson.

Certificação Internacional em NeuroCoaching com Phd. Sniri Pillay - coordenador do Neurocience Havard Business e Hendree Coetzee.

Certificação na Metodologia DISC
Membro do NeuroLeadership Institute
Autora do Livro Líder Premium - 4 x mais resultados.
Sócia Dir Executiva da Provider Solutions