quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

GALERIA DE FOTOS

 ALGUMAS PALESTRAS E TREINAMENTOS.





COBRANÇA PODE NÃO PARECER LEGAL,MAS É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA.




                                            


 Na semana passada terminei um seminário com Gerentes de Vendas de uma grande rede de lojas, e entre muitos tópicos falamos sobre cobrar o desempenho dos vendedores. Percebi que existe uma grande dificuldade por conta de falta de base, falta de preparo e excesso de camaradagem. Realmente é muito incomodo ficar cobrando o que os outros já sabem o que deve ser feito, porém se não o fizer é muito pouco provável que obtenha o resultado esperado, pois a zona vermelha ou a zona de conforto é uma característica de vendedores que nunca são cobrados.
Sobre os problemas detectados podemos analisar da seguinte forma:

1 - Falta de base, como podemos cobrar algo se não temos base, ou seja, se nosso vendedor não preenche os relatórios gerenciais, planilhas de fluxograma, projeção de vendas, vendas de peças e adicionais, com que base cobrará o desempenho? E a partir do momento que deixamos passar ou deixamos isso para lá, perdemos o respeito e a credibilidade do nosso liderado.

2- Falta de preparo, alguns "gerentes”, são colocados em seus cargos por falta de opção ou por conhecimento de superiores, muitas vezes, não passa por nenhuma análise de perfil ou testes psicotécnicos, dai  os problemas de gerências complicadas e desmotivadoras, não são poucos esses casos que adicionado ao tópico um, criam monstros que não sabem lidar com pessoas e utilizam do seu poder para pressionar os liderados, desagregando e desmotivando a equipe.

3- Excesso de camaradagem, esse é um caso muito comum e muito grave, pois, como citei anteriormente muitos "gerentes”, são colocados em seus postos sem a menor condição de desempenhar, antes ele era um vendedor que era "amigão” da equipe, tinha vários esqueminhas com a equipe e rabo preso com todo mundo até com o auxiliar, e agora como cobrar dos meus comparsas e camaradas? O excesso de camaradagem reflete diretamente no resultado negativo da equipe.
Conclusão.  Gerente tem várias características que precisam ser utilizadas em prol do resultado da empresa e o principal de tudo, deve desenvolver pessoas, ter um ótimo relacionamento interpessoal e ter o respeito de todos, cobrar com base e com qualidade.

 Bom trabalho e pense nisso!

Um forte abraço e Sucesso Total!

Roberto Lopes

OUVIR É UMA ARTE







Ouvir mais e falar menos são uma habilidade um exercício diário . Muita gente confunde que um bom vendedor é aquele que fala muito, na verdade o bom vendedor é aquele que se comunica bem, e uma boa comunicação é aquela que se entende bem.
  Para isso é necessário, ouvir, ouvir e ouvir bem o cliente, porque assim você vai conseguir entender a sua real necessidade.
  Não é fácil porque de um modo geral temos uma tendência para falar mais do que ouvir, queremos expressar as nossas opiniões, falar algo sobre o novo produto, contar sobre uma promoção ou forma de pagamento, contar algum caso que também já aconteceu parecido com o do cliente e etc... Ouvir mais é uma virtude para poucos.
  Quando você ouve mais o seu cliente, tem a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais, entender suas ideias e anseios.
  Todo cliente quando entra numa loja tem uma necessidade e cabe a você estar atendo para descobrir o porquê ele deseja um determinado produto, suas ideias, onde ele viu como ele pretende utilizar, o que chamou mais a sua atenção, qual a forma de pagamento ele deseja e prazo de entrega. Agindo assim você prestará uma consultoria e ganhará confiança do seu cliente, e assim você sairá daquele padrão de vendedor mercenário, 171, empurrador, tirador de pedido, enganador ou aquele que não vai para o céu. Faça a diferença, ouça mais os seus clientes.

Boa sorte e bom trabalho.

Roberto Lopes

O CLIENTE É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO SEU NEGÓCIO.







Quando cliente entra na sua loja, o que você faz?  Eu aconselho que neste momento você largue tudo o que está fazendo, pare a conversa, solte o telefone porque chegou à loja a peça mais importante de qualquer negócio, é ele quem coloca o café, o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas ideias e compra o seu produto e melhor ainda é ele que te indica para outras pessoas do seu relacionamento, para o seu ciclo de amizades, ele divulga a sua marca é o seu melhor propagandista, então não perca essa oportunidade de atender com toda a sua atenção uma pessoa tão importante para você.
  Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que tenho passado como cliente é um assustador oposto, uma grande inversão de valores, falta de profissionalismo, descaso, pré-julgamento, falta de importância e um ponto mais marcante a falta de técnica e treinamento  , não conhecem os produtos e não fazem questão de aprender, não se tem os menores argumentos para se mantiver o cliente na loja, para cativar e encantar o cliente, na verdade parece que o cliente chega para atrapalhar o trabalho, outra grande inversão por que na verdade ele é o trabalho e não pode ser o cara que interrompe o trabalho de alguém que precisa atender e vender, estranho não é? Mais é o que acontece.  .
  Precisamos entender que um cliente quando entra em nossa loja ele tem uma necessidade, e o trabalho de quem está atendendo é identificar qual é a sua real necessidade, quais são as suas dúvidas, seus medos de investir no novo, onde ele viu algo parecido, o que chamou a sua atenção, como ele ficou sabendo deste produto, ou seja, precisamos investir muito tempo sondagem com perguntas que abram um diálogo.
  Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como você, possui as mesmas necessidades, agora se eu não me aprofundar no atendimento, não investir tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa demais do que ele realmente veio buscar, veja a foto do Iceberg, o cliente se apresenta como ele na loja com interesses superficiais , se você não se aprofunda , investe tempo dificilmente vai descobrir, reais necessidades, objetivos, limites e reais intenções. Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo no seu atendimento, converse mais com o seu cliente, busque conhecimento você só tem a ganhar.

Boa sorte e bom trabalho.

Roberto Lopes


PALESTRAS COM ROBERTO LOPES

Contrate o Palestrante Roberto Lopes para um evento em sua empresa. Especialista na área de relacionamento e atendimento com qualidade ao cliente. Roberto é apaixonado pelo varejo e tem uma ampla experiência em comportamento de consumo, trabalha muito forte a questão do gerenciamento e comando de equipes de sucesso. Entusiasmo e otimismo são suas  caracteristicas e sua receita para desenvolver pessoas despertando a sua iniciativa e mudança de comportamento.




Descrições das Palestras:
Equipe ou Euquipe? – Esta palestra tem como objetivo alertar aos lojistas, gerentes e supervisores uma situação muito comum no mercado varejista onde o vendedor torce para que o seu colega não venda. Equipes que não conseguem interagir e ter sinergia, com este tema demonstro também às consequências desastrosas no ambiente de trabalho. Por outro lado os benefícios de se trabalhar em equipe e subir no pódio recebendo os louros do Sucesso Total! 

Venha Para o Palco - É uma palestra bem interessante que traz um tema que atrai muito a atenção dos profissionais que adoram ouvir histórias de sucesso, porém nunca contaram a sua, acreditam que os amigos de trabalho são feras e merecem as promoções e premiações, porém nunca estão no ranking. Vocês conhecem pessoas assim? Pois é Venha para o palco te convida a contar a sua história de Sucesso!

Motivo+Ação – Como o título mesmo entrega, toda ação tem um motivo, nessa palestra reflito como tema principal a auto motivação. Será que a sua empresa te faz cantar no chuveiro, o que realmente te motiva a acordar cedo e dormira tarde? Refletimos a importância de amar o que faz tudo que se faz. O nível de satisfação com as pessoas que trabalham com você... É uma palestra reflexiva e motivacional;

Qual o lugar do seu cliente no seu negócio? – Esta palestra foi desenvolvida para um Workshop no Rio de Janeiro que ganhou um conteúdo muito grande devido à identificação dos interlocutores, muita gente esquece que o cliente é a pessoa mais importante do seu negócio muitos acreditam que o cliente até atrapalha o trabalho, você já ouviu isso? Então é um assunto muito bom para se abordar “de vez em sempre”.

Temas para SIPAT e eventos do gênero :
A Importância do Sono na vida do trabalhador.
Alcoolismo e Tabagismo no trabalho.
Como Administrar Melhor o se Tempo.
Empregabilidade e outros...

Entre em contato :
Roberto Lopes
palestranterobertolopes@gmail.com
21 9911 5595