sábado, 26 de janeiro de 2013

A RATOEIRA

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda.

O rato foi até o porco e lhe disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:

- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua ví­tima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.

O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.

O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

‘O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe’

O sucesso de qualquer negócio depende de todos nós.


Pense nisso. 

Um forte abraço e Sucesso Total!

Roberto Lopes  

CAFÉ COM CONHECIMENTO



Nos treinamentos que ministro para Empresários,Gerentes,Supervisores,Líderes ou Franqueados, sempre faço um comentário sobre a importância da informação. Hoje o cliente compra informação, quando se demonstra um produto sem passar informações relacionadas a necessidade do cliente e informando também os benefícios que vai proporcionar dificilmente a venda será finalizada.
E o perfil do cliente mudou hoje ele está mais exigente,esperto,informado,menos fiel e atento, sendo o investimento do tempo e trabalho para fechar vendas também aumentaram.
A dica é que mantenham a equipe de vendas sempre informada e proponho um CAFÉ COM CONHECIMENTO duas vezes na semana, usando a técnica do Jornal Nacional.
O Jornal Nacional passa informações do mundo inteiro em meia hora de uma forma que clara ao qual se consegue entender e guardar a notícia. É exatamente assim que deve acontecer o CAFÉ COM CONHECIMENTO, duas vezes na semana pegar uma técnica,produto,case de sucesso ou de dificuldades e bater com a turma. Um pouco de informação diáriamente trás crescimento e excelência. Tenho certeza absoluta que depois do primeiro, eles perguntarão quando será o próximo.
A informação nunca é demais e sua equipe de venda informada será turbinada ninguém vai segurar.
Planeje esses encontros, crie um grito de guerra, faça uma oração com a equipe e abra a loja o clima vai ser diferente e os resultados são surpreendentes, 
Vai a dica!

Um forte abraço e Sucesso Total!

Roberto Lopes 

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Por: Cersi Machado
Certamente você já ouviu a seguinte expressão: “para uma empresa se destacar, nos dias atuais, a qualidade no atendimento é fundamental”. Pois é, oferecer serviços de qualidade é uma obrigação básica de toda e qualquer empresa que almeja se manter firme no mercado. Mas, infelizmente, uma grande parcela de empresas ainda não está conseguindo fazer o básico, ou seja, oferecer o mínimo de qualidade nos serviços prestados para que os clientes sintam-se satisfeitos.
Você concorda que:
  • Cortesia é fundamental no atendimento ao cliente?
  • Agilidade é importante para que os clientes obtenham a solução para seus problemas?
  • Saber se comunicar, escutar e estabelecer empatia com os clientes é imprescindível?
  • Conhecer os produtos e serviços que a empresa vende contribui para transmitir informações precisas ao cliente?
  • Demonstrar disponibilidade com bom humor é uma atitude que não pode faltar no atendimento?
Provavelmente a sua resposta às perguntas acima será “sim”.  Porém, cortesia, agilidade, comunicação, empatia, bom humor e disponibilidade são fatores que devem fazer parte, primeiro, do atendimento interno da empresa. De que adianta todo mundo saber que é preciso praticar qualidade no atendimento ao cliente externo se na interação entre os setores da empresa o atendimento não funciona, é demorado e ocasiona muitos “re-serviços”?
O atendimento de qualidade sempre começa com o atendimento interno. Como podemos oferecer um atendimento profissional se ao passar uma informação a outro setor da empresa a transmitimos de forma incompleta? Como prestar um serviço ágil se não sabemos ao menos atender bem os nossos clientes internos? Como transmitir uma boa imagem ao atender os consumidores se muitos funcionários dentro da empresa insistem em ir ao trabalho de mau humor, desmotivados, prejudicando o clima de trabalho no setor onde eles atuam?
Se não houver qualidade no atendimento interno, dificilmente haverá qualidade para o cliente externo, pois uma empresa é constituída de ciclos de serviços. O serviço que o cliente externo recebe é o reflexo dos ciclos de serviços praticados internamente. “Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco”, e se alguma “engrenagem” de algum ciclo falhar, o sistema todo também será afetado, e com isso, prejudicará a venda final.
Todo profissional, seja ele da área operacional, tática ou estratégica, deve considerar o colega de trabalho como um cliente. Lembre-se que, quem promove um profissional não é somente o gerente ou a diretoria, mas os colegas de trabalho que ficam satisfeitos com o atendimento recebido por ele.
Então, faça sua parte, contribua para um bom clima de trabalho. Ofereça um atendimento aos seus clientes internos que prime pelo profissionalismo e cortesia, sempre comprometido com a qualidade das tarefas. Jamais abra mão do trabalho em equipe, tenha paciência e aprenda a se comunicar de forma clara e sem ruídos com os outros setores da empresa. Ficará mais fácil conquistar os clientes externos se o “dever de casa for bem feito”, pois qualidade no atendimento interno é responsabilidade de todos.

Reflita sobre esse artigo.
Um forte abraço
 Roberto Lopes