sábado, 27 de outubro de 2012

QUAL A POLARIDADE DA SUA EQUIPE?






Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.
Utilizando essa definição da química para polaridade, eu gostaria de trazer a conversa para o nosso mundo de vendas e mercado varejo. Atualmente é mais que sabido que o cliente busca o melhor serviço e relacionamento quando decide adquirir algum produto ou serviço.
Primeiro vamos entender que essa busca não aparece do nada. Existe um problema, que se torna uma necessidade e então ele entra em um processo de busca de informação,avalia as alternativas, compra e espera os resultados ou seja que aquele produto realmente atenda a sua necessidade.
Fico impressionado com alguns atendimentos e com argumentos que vejo as equipes de vendas utilizando tentando "empurrar" algo.Se fosse tão fácil assim, a venda nem teria graça, seríamos apenas tiradores de pedido. Eu sempre digo que a venda só acontece depois do primeiro não do cliente, dai para frente vamos ter mais trabalho..
Mas voltando a polaridade, como anda a sua equipe? Onde ele está acumulando mais carga, no lado positivo ou no lado negativo? Ou melhor a sua positiva é positiva ou negativa?
Conheço equipes compostas de pessoas extremamente negativas inclusive o seu líder, que deveria ser e com certeza é o seu espelho. Tudo está ruim, a concorrência está apelando, o nosso produto não é bom , a nossa loja não é boa , o nosso preço não é legal , nossa forma de pagamento é engessada , nossa marca não é forte , nossos clientes são todos caroços , nosso ponto não é bem localizado, nosso treinamento é muito fraco ,meu líder é um imbecil ,,, Ufa ! E por ai vamos, já ouviram algumas dessas? Pois é, equipes negativas...polaridade ( - ) , o mundo está rodando para o lado errado e eles estão certos. Se você tem gente assim na sua equipe, EXTERMINE. 
Agora como é uma equipe com a polaridade positiva ( + ) ? Gosta de desafios, neutraliza os problemas, fala bem da empresa, busca conhecimento e valoriza o seu produto, trabalha em equipe, atende a necessidade do cliente, entende uma ordem, trabalha bem uma tabela de negociação, valoriza o seu cliente, estuda, se prepara e ama o que faz. Se você tem gente assim na sua equipe, VALORIZE e faça tudo para mantê~lo, reconheça o seu trabalho, de prêmios, saia para comemorar, presenteie com livros, faça zoeira com eles, crie vínculos. Qual a polaridade da sua equipe ? 
( - )  ou ( + )? Segunda feira compre uma pilha e leve para o trabalho coloque em cima da sua mesa e a coloque em pé , repare que o lado negativo fica para baixo e o lado positivo tem até um "biquinho" para cima que logo vai se transformar numa seta e o lado negativo vai ficar para trás. Siga essa dica do Palestrante e Consultor Roberto Lopes .

Um forte abraço e Sucesso Total

Roberto Lopes 

Obs: Coloque uma "pilha" na sua equipe!