terça-feira, 14 de agosto de 2012

MARKETING PESSOAL x AUTO PROMOÇÃO

Este texto foi extraído do capítulo 4 do livro de Ênio Padilha
"Marketing Pessoal & Imagem Pública", segunda edição

Tem muita gente pensando que “fazer marketing pessoal” é aparecer muito. É estar em evidência. É ser visto e ser lembrado por todos, o tempo todo. E, pior, pensando que essas práticas, ensinadas em pequenos manuais de auto-ajuda, ou em palestras e cursos divertidos, podem ser a solução de todos os problemas, na busca incessante e paranóica pelo sucesso.

Mas o tal do marketing pessoal não é só estar permanentemente na vitrine. Nem é tão simples. Se fosse só isso, a solução poderia estar em pendurar uma melancia no pescoço (como fazia, no passado, um “conhecido” cantor popular) ou pintar-se de vermelho com bolinhas amarelas.

Se você quer apenas aparecer, vista-se espalhafatosamente, fale alto, agrida as pessoas, provoque um tumulto qualquer... Você vai chamar atenção, com certeza. E, quando todo mundo estiver prestando atenção em você, no que você faz e no que você diz... bom daí pra frente entram em cena outras variáveis como o talento, a criatividade, a disciplina, o caráter, os conhecimentos e as habilidades. Quanto maior o barulho que você tiver feito para aparecer, maior será a expectativa criada e maiores serão as cobranças do seu “público”.

Talvez você nunca tenha se dado conta, mas a primeira impressão não é a que fica. Ainda bem. Porque, se fosse assim, não haveria estratégia eficiente de marketing pessoal, ou seja lá o que fosse, que pudesse consertar uma primeira impressão acidentalmente ruim.

Olhe em sua volta. Veja quantas pessoas que hoje você gosta e admira e que, no primeiro contato causaram uma impressão bem negativa. E veja que o contrário também é verdadeiro.

Observe que essas pessoas alteraram a percepção que você tem delas com coisas bem mais importantes do que técnicas de “aparecer”.

Por isso é importante perceber que a autopromoção é apenas uma das etapas do marketing pessoal. É uma parte importante do processo, não resta dúvida. Mas não pode ser tomada como o objetivo em si. Uma estratégia inteligente de marketing pessoal não pode dispensar os benefícios de uma eficiente carga de autopromoção.Mas não se pode achar que apenas aparecer resolve o problema da conquista de espaços ou do sucesso.
Por mais óbvio que pareça, é preciso repetir, pela milésima vez: “não existe marketing eficiente para um produto ruim”.

Uma forte carga de autopromoção para alguém que não esteja preparado pode acelerar e tornar irreversível o seu próprio fracasso.

A autopromoção é fundamental. É uma etapa indispensável em uma boa estratégia de marketing pessoal. Porque, assim como não existe marketing eficiente para um produto ruim, também não existe um bom produto que alcance o sucesso sem uma boa dose de exposição.

Mas os interessados na mágica do marketing pessoal precisam saber que o milagre do sucesso, mesmo para pessoas muito talentosas, é sempre resultado de muito trabalho, disciplina e dedicação. E que capacidade, habilidades e conhecimentos precisam ser desenvolvidas ao limite para justificar uma eficiente carga de autopromoção.

 Este texto foi extraído do capítulo 4 do livro de Ênio Padilha
"Marketing Pessoal & Imagem Pública", segunda edição
www.eniopadilha.com.br

Um forte abraço e Sucesso total!
Roberto Lopes