sábado, 30 de junho de 2012

Cuidado com o exemplo que você está dando para seus filhos

Os pais são espelhos para os filhos. A postura que você apresenta para seus filhos faz uma diferença incrível na vida deles.Todas as suas atitudes,palavras e colocações são registradas por eles e automaticamente eles imitam, se você grita eles gritam,se você xinga eles xingam ... e por ai vai. Se você fala mal da sua mãe e do seu pai,eles vão falar também, se você fala da sua esposa ou marido eles vão falar.
Se você chega em casa todos os dias reclamendo do seu trabalho ou do seu gerente, eles vão entender que trabalhar é um saco e no futuro não vão se interessar por uma carreira de sucesso e não vão estudar. 
Faça o maior esforço possível,mas passe uma imagem positiva para os seus filhos.
Pense nisso! Assistam os vídeos.
Um forte Abraço & Sucesso Total.
Palestrante Roberto Lopes

O valor do seu trabalho para sua empresa


Não agüento mais essa história de “pessoa com maior valor agregado”. Às vezes, as pessoas falam tão automaticamente que não percebem o que estão falando. Agregado ao que, meu filho? Se o valor é agregado é porque foi aposto, anexado. Quer dizer, o valor não é da pessoa, é um apêndice, algo que não lhe pertence. E isso é bem diferente de pessoas com valor inerente. Pois são essas, de valor intrínseco, que realmente fazem a diferença.

Valor não é um penduricalho que forma o que a pessoa tem. Valor forma o ser. A gente até diz “eis aí alguém que tem valor”. Mas o que ocorre é que alguém tem valor porque “é” de um jeito ou “é” de outro. Porque seus pensamentos, suas palavras, seu comportamento, resultam em alguém que agrega mais produtividade, leveza, simpatia, rapidez, genialidade, inovação à empresa que trabalha ou à comunidade que convive. A pessoa agrega conquistas à empresa por causa do valor que tem. As empresas até ficam mais valiosas por causa dos talentos de valor que têm em seus quadros. O correto então é dizer “pessoas de valor agregam mais”, e não “pessoas têm valor agregado”. Já o valor inerente existe porque você agrega à sua vida novas competências e habilidades, atitudes positivas e mais conhecimento. Certo, então?

Posto isso, vamos ver agora dez maneiras de você SER um profissional de maior valor, e que consequentemente agregue mais à sua empresa, sendo disputado a peso de ouro. Não, a peso de diamante, que, afinal, tem muito mais valor. Leia a lista abaixo e agregue essas práticas e idéias à sua vida, para que possa agregar mais à sua empresa, família e comunidade.

1. Foque nos resultados: Palavras são palavras, promessas são promessas, explicações são explicações, mas só o resultado quantifica e qualifica quem você é.

2. Relacione-se: É impossível crescer sem se harmonizar com os outros, aceitando-os como são, sejam eles colegas, superiores, liderados ou clientes.

3. Coopere: Esteja sempre pronto a servir e ajudar os outros. Isso faz um impacto enorme em como eles te percebem.

4. Seja proativo: Não espere; antecipe-se, mova-se, vá lá e faça.

5. Aprenda: Atualize-se constantemente nos conhecimentos gerais e específicos de sua função.

6. Mude: Abra sua mente para o novo, para as mudanças. E faça isso antes que você seja mudado.

7. Inove: Pergunte-se sempre “e por que não?”. Use a imaginação. Em tempos de crise, ela é mais valiosa que o conhecimento.

8. Motive-se: Nada de esperar o melhor momento, a melhor circunstância para se sentir bem, para se motivar. Sinta-se bem a partir de seus pensamentos positivos, para assim criar bons momentos e circunstâncias melhores para sua vida.

9. Discipline-se: Principalmente para determinar-se a fazer o que precisa ser feito, e não somente o que gosta de fazer. Os profissionais valiosos fazem a tarefa, independentemente de gostarem ou não, simplesmente pelo fato de amarem sua função e de estarem comprometidos com seu sucesso.

10. Comprometa-se: Não basta querer, nem estar convencido de que algo precisa ser feito. Tem que se comprometer com a ação, aceitar que você precisa renunciar algo em benefício do que tanto deseja, do que tanto quer.

11. Ame: Isso mesmo. Você precisa também desenvolver o amor. A razão é simples. Quem ama faz melhor e pelos interesses corretos. Porque vê em seu trabalho a expressão de seu ser. Vê em seu trabalho a possibilidade de realização pessoal e de fazer a diferença, de uma forma ética e responsável. E por amar tanto a possibilidade de fazer pelo outro, acaba fazendo mais. Ou você não notou que acabei por colocar onze maneiras, ao invés de dez, como tinha prometido?

Paulo Angelim é palestrante nacional em marketing, vendas e motivação e autor de quatro livros. Visite o site: www.pauloangelim.com.br
Faça uma boa reflexão nesse texto.
 Um Forte Abraço & Sucesso Total!
Palestrante Roberto Lopes 

A importância do treinamento desenvolvimento de pessoas nas empresas



 


Por: Hamilton Felix Nobrega
1 O Treinamento e Desenvolvimento na Empresa
O departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ter destaque porque cabe a este, o papel fundamental dentro da organização de administrar, planejar, recrutar e selecionar pessoas, e principalmente treinar , objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas. Nesse caso, o treinamento deve ser voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições. Atualmente é tido como peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional.
Mas, para que o treinamento possa levar ao desenvolvimento organizacional , é necessário que o planejamento do mesmo seja bem elaborado para garantir o alcance dos objetivos a que se destina, com eficácia.
CHIAVENATO (2002) define o treinamento como sendo o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.
MILKOVICH e BOUDREAU (2000) relatam o desenvolvimento como o processo de treinamento em longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais.
SLACK (1997, p. 667), afirma que:
" Não é coincidência que muitos programas bem sucedidos têm um gerente de treinamento como um dos principais impulsionadores. TQM é, pelo menos, em parte, uma mudança de atitude, de maneira que a tarefa de desenvolvimento é fundamental. "
Quanto ao planejamento do treinamento, para CHIAVENATO (2002) este é uma decorrência do diagnóstico das necessidades e que geralmente os recursos colocados à disposição, estão relacionados com a problemática diagnosticada .
MILKOVICH e BOUDREAU (2000) destacam ainda que um sistema eficaz e constante de planejamento e avaliação do treinamento é essencial para assegurar o retorno adequado do investimento realizado.
1.2 Fatores Determinantes no Processo de Treinamento
De acordo com CHIAVENATO (2002) para que um treinamento possa atender ao objetivo de forma adequada e eficaz é necessário enfatizar o conteúdo e os objetivos.
O Conteúdo do treinamento deve envolver :
Transmissão de Informações
Desenvolvimento de Aptidões
Desenvolvimento ou modificação de comportamentos e atitudes
Desenvolvimento de conceitos
Objetivos do Treinamento precisam estar claros e com a finalidade de obter os seguintes resultados :
Tornar os indivíduos aptos
Servir de ligação a um contínuo desenvolvimento
Transformar ações e atitudes
1.3 Etapas do Processo de Treinamento
É necessário planejar e seguir todas as etapas da forma apresentada abaixo, pois apenas dessa forma, os resultados esperados poderão ser atingidos. As etapas na ordem de execução devem ser:
Levantamento de Necessidades
Programação de Treinamento
Implementação e Execução
Avaliação dos Resultados
1.4 Treinamento e Ensino a Distância

CHIAVENATO (2002) relata que o ensino à distância está crescendo a ritmo acelerado, esse fato deve-se ao uso das novas tecnologias, como a internet, por exemplo, que possibilitou novas perspectivas na educação.
Nesse aspecto podemos observar que muitas empresas utilizam-se dessa modalidade em seus processos, principalmente com o advento da educação a distância (EAD). Hoje já é possível para empresas formar parcerias com universidades permitindo aos seus colaboradores uma formação, inclusive superior, no próprio local de trabalho.
A maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a EAD com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação.
No tocante ao mercado organizacional, mas especificamente na administração, os cursos e treinamentos com uso de tecnologias a distâncias, ficou conhecido como e-Learning , e é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.
Quanto mais empresas aderirem ao uso das tecnologias para treinar seus colaboradores, mais pessoas poderão ser incluídas e maiores os resultados alcançados.
Conclusão
Com a elaboração deste artigo foi possível observar que o treinamento é ferramenta estratégica no desenvolvimento organizacional.
Mas, para que o treinamento seja eficiente (bem ministrado), eficaz (os treinados apliquem o que aprenderam) e efetivo (que o objetivo seja alcançado) é necessário um planejamento bem elaborado de acordo com o que foi visto.
O mundo está mais competitivo e o ambiente cada vez mais mutante. A cada dia surgem novas tecnologias, novos métodos e processos de se fazer as coisas. Vai sobreviver quem tiver competências para fazer as coisas de acordo com essas novas exigências do mercado, sejam os indivíduos ou as organizações.
Referências
SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas,1997
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 7ª ed, São Paulo Atlas, 2002
MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. 
 Por: Hamilton Felix Nobrega

Um forte Abraço & Sucesso Total!
Palestrante Roberto Lopes

Marketing de Incentivo


 

Um dos grandes desafios impostos a todas as empresas é saber lidar com a motivação de seus funcionários, especialmente das equipes de vendas que vivem a pressão diária por excelência nos resultados. Muitas vezes, por desconhecimento, algumas empresas acabam utilizando mal seus investimentos em ações motivacionais, desviando-se do foco do negócio, impossibilitando a conquista de objetivos e metas.
 
Um recurso que tem ajudado muito a equilibrar a questão resultado x motivação é o Marketing de Incentivo, uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens, entre outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício, atingir os objetivos da empresa. Cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso empresarial.
 
Há inúmeras formas de realizar ações de Marketing de Incentive. Elas podem ser direcionadas aos clientes, canais de distribuição, funcionários ou parceiros. Independente do prêmio escolhido, qualquer ação neste sentido é “quantificável”, ou seja, é possível saber o retorno para cada centavo investido. Os prêmios (que representam de 70 a 80% dos gastos investidos) só serão efetivamente desembolsados se os resultados forem plenamente atingidos ou superados.
 
Qual a essência do Marketing de Incentivo? É uma ferramenta que sustenta o tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. Nos diversos segmentos de mercado, as ações podem ser utilizadas para: aproximar a equipe de vendas à matriz, refinar a área de pós-venda, levar à conquista de novas contas, suplantar a concorrência, motivar pessoas, melhorar o clima interno, aumentar a qualidade, e muito mais. Para a área de vendas, essa ferramenta é muito eficaz. Os resultados, na maioria das vezes, estão sempre atrelados a metas. Ou seja, a idéia fundamental de uma campanha de incentivo é alinhar o objetivo do negócio (aumentar vendas, diminuir custos etc.) com as pessoas que trabalharão para isso.
 
Portanto, para concretizar o Marketing de Incentivo é necessário, primeiramente, uma campanha. Pode-se contratar uma empresa especializada para criar a campanha e orientar a empresa sobre investimentos em soluções de premiação como  viagens, catálogos, cartões de premiação e vouchers.
 
As campanhas de incentivo evoluíram muito. Hoje elas são ferramentas que agregam valor aos participantes, partindo-se da premissa que informação é a maior de todas as motivações. Quem tem informação tem mais segurança, confiança, auto-estima e essa é a maior de todas as motivações. Já não basta ter uma meta de um lado e uma premiação de outro se não houver condições, dentro do processo, para que os participantes alcançem os resultados. Essas condições são: boa distribuição dos produtos, preço competitivo, informações sobre o mercado, perfil de cliente e concorrência, além de boas condições de trabalho, clima interno, transparência nas relações, comprometimento com outras áreas da empresa, entre outras. As campanhas de incentivo são uma fórmula de relacionamento importante, pois ajudam a fidelizar funcionários e manter o clima da empresa sempre bom. Porém, uma campanha não pode ser vista como o “salvador da pátria” em empresas que não trabalham bem o relacionamento interno ou, por exemplo, quando o clima interno não está favorável.
É importante destacar alguns cuidados a serem considerados para que a adoção desta ferramenta seja realmente um sucesso. Seguem as etapas que garantem a efetividade de uma ação de Marketing de Incentivo:
 
1) O diagnóstico - É essencial entender os fatores geradores da campanha, ou seja, para que ela foi criada. É importante também mapear o perfil do público, conhecer bem o mercado, entender a cultura da empresa e analisar a concorrência. O diagnóstico ajuda a formar o briefing
 
2) O planejamento - Nessa etapa são definidos: o objetivo, a meta, o regulamento, a premiação, as métricas de avaliação, as estratégias de comunicação e criação - com cronograma de peças e ações motivacionais aos vendedores. Um dos segredos aqui é estabelecer metas possíveis de serem alcançadas. Esse é o primeiro passo para conquistar a adesão e a motivação das pessoas.
 
3) O lançamento - Momento para "engajar" os participantes e fazê-los perceber que a empresa investe, valoriza, aposta e reconhece sua equipe. Um lançamento de impacto é fundamental para conquistar as pessoas. E, nesse sentido, um evento é sempre uma boa alternativa. É possível envolver os participantes já no universo criativo da campanha.
 
4) A sustentação - É uma etapa de extrema importância, pois os participantes da campanha precisam de estímulos constantes para continuar motivados. O mercado e a empresa podem mudar, os produtos envolvidos podem sofrer alterações, enfim, uma série de fatores pode exigir a busca de novas ações para corrigir rotas e manter vendedores envolvidos e engajados. Na fase de sustentação também é importante dar feed-back aos participantes - isso ajuda a orientar e reorientar as estratégias das pessoas.
 
5) O encerramento - Merece a mesma atenção de um lançamento, com a entrega dos prêmios e a análise dos resultados. O reconhecimento da empresa é um dos objetos de desejo dos participantes.
 
6) Relatório final - Momento de comprovar os resultados, mostrar o que se ganhou com a campanha. Cabe lembrar que, ao premiar um vendedor ou quem quer que se queira sensibilizar com as soluções de premiação, é interessante oferecer ao contemplado a liberdade de escolha de seu prêmio através de cartões ou vouchers de premiação. Outra alternativa é escolher prêmios, que vão de bens duráveis a bens de consumo; um exemplo típico são as premiações em viagem que se tornam inesquecíveis na memória das pessoas.
 
Vale ressaltar, mais uma vez, que uma das principais vantagens é que o Marketing de Incentivo é praticamente autopagável. A empresa só terá o investimento em premiações depois que as metas propostas forem atingidas, seja aumentando lucros ou diminuindo custos. Além disso, o ganho em produtividade do vendedor é muito superior ao gasto em recompensas.
 
Criar novos caminhos para ampliar resultados em vendas é uma excelente opção para auxiliar as empresas a alcançarem os resultados pretendidos. Certamente, o Marketing de Incentivo pode ser uma criativa e satisfatória ferramenta a ser utilizada pelos empresários para motivar seus vendedores e aumentar sua competitividade. 

Por Jorge Medauar é diretor de criação da Incentive House, uma empresa do grupo Accor.

Um Forte abraço e Sucesso Total.!
Palestrante Roberto Lopes