sábado, 19 de maio de 2012

Oriente a equipe para ser rápida e solícita com o cliente






O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa

O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.

Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como "o cliente dele" – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.

Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. 

Os dez mandamentos do bom vendedor

1)  Ter entusiasmo em vender.
2)  Manter impecável a apresentação pessoal.
3)  Ser persistente.
4)  Possuir boa memória.
5)  Falar fluente e claramente.
6)  Ter ambição.
7)  Ter tato.
8)  Vestir a camisa da empresa.
9)  Manter o autocontrole.
10) Falar a verdade.

Os sete passos fundamentais da boa venda

1) Conhecimento da mercadoria.
2) Abordagem inicial positiva.
3) Descobrir a real necessidade do cliente.
4) Apresentação dos benefícios do produto vendido e somente após isto apresentação das características.
5) Superação das objeções apresentadas pelo consumidor.
6) Fechamento da venda, quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente.
7) Realizar a venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha esquecido de pedir ao vendedor.

Recomendações

O empresário deve desenvolver estratégias e motivar os profissionais de vendas nos seguintes aspectos:

– Crie uma política de qualidade voltada ao atendimento ao cliente e faça com que seja uma questão básica para fazer parte da equipe de vendas.

– Desenvolva ações voltadas para a satisfação dos clientes, como melhorias no ambiente, adaptação às características e gostos pessoais.

– Treine constantemente os vendedores buscando o desenvolvimento profissional.

– Verifique se o sistema de recrutamento e seleção dos profissionais de venda é adequado ao produto. Se necessitar, busque auxílio de empresas especializadas. 

– Crie uma equipe perene, evitando trocas constantes de vendedores. 

– Verifique continuamente o grau de satisfação e motivação dos vendedores, buscando a causa e as soluções possíveis para melhorar as condições de trabalho. 

– Evite vendedores despreparados ou desqualificados profissionalmente. Se não houver condições de desenvolvê-los, o melhor é buscar outros mais adequados. 

– Estabeleça níveis de autonomia para que os vendedores possuam poder de decisão junto aos clientes, evitando que sempre tenham de solicitar apoio da gerência ou do proprietário do negócio para fechar a venda. 

– Dê condições adequadas de trabalho, tanto se as vendas forem internas (loja) quanto em vendas externas (por meio de deslocamento e apresentação junto ao cliente). 

– Envolva os vendedores nas estratégias e condições de venda. Se as decisões forem tomadas apenas pelo empresário ou pelo gerente, o resultado nunca será tão bom quanto o que pode ser obtido se toda a equipe estiver envolvida nas decisões que dizem respeito ao seu trabalho.

Fonte : SEBRAE

Um forte Abraço e Sucesso Total!
Palestrante Roberto Lopes

Aprenda com os gansos



 

Ao emigrar em busca de lugares mais quentes, os gansos voam na típica formação em “V”. Sabe por quê?
Quando um ganso bate as asas cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando na formação em “V”, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se cada um voasse sozinho.
Lição: As pessoas que dividem uma direção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.
 Sempre que um ganso sai da formação, sente imediatamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo deixado pela ave imediatamente à sua frente.
Lição: Se tivermos sensibilidade e bom-senso, permaneceremos alinhados e unidos com aqueles que buscam o mesmo objetivo, e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda quando necessário. A força, o poder e a segurança aumentam quando seguimos na mesma direção daqueles com quem dividimos um objetivo em comum. As metas serão alcançadas mais fácil e rapidamente.
 Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição da ponta.
Lição:  Todos devem apoiar nas tarefas mais pesadas e compartilhar a liderança. Compartilhar e combinar dons, talentos e recursos. Não é preciso ser “chefe” para ser líder. O verdadeiro líder se conhece pelas suas atitudes. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.
 Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente, e aumentar a velocidade.
Lição: Quando há encorajamento o progresso é maior. Todos precisam ser encorajados com elogios e palavras de ânimo, inclusive o líder.
Finalmente, quando um ganso adoece ou está ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles ficam com ele até que seja capaz de voar novamente, e depois começam uma nova formação ou partem em busca de seu grupo.
Lição: Numa equipe, todos podem passar por dificuldades e precisarão apoiar-se mutuamente.    
  Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos mutuamente. Se tornarmos realidade o espírito de equipe. Se apesar das diferenças pudermos formar um grupo humano para enfrentar qualquer tipo de situações. Se entendermos o verdadeiro valor da amizade. Se tivermos consciência do sentimento de partilha. A vida será mais simples, trabalhar em equipe vai ser prazeroso, alcançaremos as metas e objetivos, e todos ficarão felizes. 
  
 Marco Fabossi, www.blogdofabossi.com.br

Um forte abraço e Sucesso Total! 
Palestrante Roberto Lopes

Paciência e Persistência

LEIA ESSA HISTÓRIA

Biografia de Bill Porter
Teve esmagamento do cérebro pelo fórceps no momento do parto e contudo transformou-se o mais reconhecido vendedor porta a porta dos Estados Unidos, especialmente em no estado de Portland na cidade Oregon. Esforçando-se em até 16 Km de caminhada diária para vender produtos da Wa tkins Company.

Paciência e persistência foram os segredos que transformaram Bill Porter num vendedor bem sucedido e mais importante da Watkins. Uma coluna sobre Porter em 1995 no Oregonian Journal retratou que ele foi um símbolo popular da determinação e entusiasmo. Foi caracterizado no sumário do leitor (segmento do de notícia 20/20 do ABC) com sua história que ainda foi mostrada no filme “Porta a Porta” exibido em TV a cabo em 2002 pela TNT, cujo ator que tem uma excelente atuação no papel de Bill Porter é William H. Macy e ainda a atriz Kyra Sedgwick como a sua melhor amiga e assistente, Shelly Brady.

Muitas empresas usam o filme para treinamento de vendas e milhares de escolas inteiras e ou grupos independentes da juventude têm muito assistido a este belo filme. As discussões e as atribuições que o filme nos ensina são: trabalhe com ética, tenha traços do caráter, tais como a atitude, importando-se, compaixão, sendo persistente, com paciência para a aprendizagem, dedicação pessoal, ajustando objetivos e como devemos tratar as pessoas com as "diferenças" na aparência, nas habilidades, na vestimenta e em seus costumes étnicos ou religiosos.
Retrata mudanças que ocorreram em América durante aqueles anos: As famílias hoje têm em média dois carros, mas antes para trabalhar tínhamos que suar muito. Os negócios mudaram muito com a tecnologia como a Internet, que permite transacionar negócios em todo o mundo, assim fazendo com que vendedores tenham que concorrer com o planeta e percam seus "territórios."
Os povos tornaram-se muito móveis, rapidamente movendo-se e sem muito tempo para ouvir os vendedores porta-a-porta e, enquanto a vida se move, devemos sempre encontrar uma maneira de mover-se com ela.

"Permita que eu cumprimente-o e diga-lhe um pouco sobre mim. Como provavelmente você sabe, tenho deficiência cerebral. O "mundo" disse-me eu nunca poderia ter uma boa renda, mas minha mãe disse-me que eu poderia e meu pai me disse que eu deveria! E assim, eu digo a você que consegui ter uma boa renda" - Bill Porter.
 Tenho certeza que esse livro lhe ensinará muito.
Um forte abraço e Sucesso Total!
Palestrante Roberto Lopes