sexta-feira, 6 de abril de 2012

Todos devem conhecer o Paulo...

No mês de Março toda a equipe de multiplicadores da Ortobom esteve em São Paulo participando de um excelente treinamento de vendas ministrado pelo Palestrante César Frazão. Ficamos três dias no Hotel Century Paulista no bairro Paraíso.
Além do conhecimento técnico adquirido, o entrosamento da equipe entre outras questões uma pessoa marcou demais a turma neste período... O Paulo,Gerente do restaurante deste hotel , extremamente atencioso e cordial e sempre dando suporte não só a nossa equipe mas a todos que simplesmente olhavam para algum item e antes mesmo de chamar , lá estava o Paulo.
Um dia o chamei para conversar e perguntei qual era o seu segredo para atender tão bem tantas pessoas ao mesmo tempo, as respostas foram de ouro que trouxemos em nossas mochilas : “Primeiro eu amo o que eu faço e segundo foco total no meu cliente.” Talvez você já tenha escutado isso em algum lugar ou até mesmo lido em alguns textos mais com o brilho nos olhos e o sorriso que ele falou isso, sinceramente, eu nunca vi tanta verdade nessa resposta.
“Uma pessoa extremamente motivada e centrada como o Paulo é um modelo para ser seguido, ele continuou passando informações valiosas...” Eu treino toda a equipe de novatos, porém muitos deles não correspondem, são muito novos não se dedicam, não tem compromisso e no primeiro salário querem comprar uma moto e queimar o dinheiro, mas os que me ouvem e seguem os passos do treinamento realizam uma boa carreira.” Na sua simplicidade o Paulo nos ensina ou  nos relembra coisas que conhecemos mais deixamos para trás, cordialidade e educação fazem parte do currículo desse exemplo de líder que não para um minuto ( parou para trocar uma ideia e tirar umas fotos), entrando e saindo na cozinha, voltando para o salão, passando alguma instrução para os seus seguidores, informando algo ou repondo um prato, ele não para e sempre com sorriso no rosto de quem estar super feliz em fazer o seu trabalho.
Paulo Linhares é um exemplo a ser, seguido aconselho aos meus leitores e amigos que por acaso se hospedem nesse hotel procure o Paulo e aperte a mão dele, aliás, não precisa procurar ele vai te encontrar no restaurante. Parabéns meu amigo pelo excelente serviço que você nos ofereceu! Merece a nossa camisa, pois você faz parte do nosso time.
Um forte abraço e Sucesso Total
Palestrante Roberto Lopes


 


Treinamento é castigo ?




Em minha caminhada no varejo, passei por muitas empresas de vendas que buscavam atingir seus objetivos diariamente, planejando estratégias, conhecendo a concorrência, implantando processos e cobrando de seus vendedores. Até hoje eu falo com meus amigos; quem trabalha com vendas tem um número lá no final do mês para apresentar, e não era fácil. Muitas visitas marcadas ou de uma forma mais agressiva no porta á porta, estávamos buscando o nosso resultado, porém uma das coisas que eu mais gostava e isso é parte de mim até hoje era quando meu gerente anunciava: “Vamos ter um treinamento nesta semana.” Aquela notícia soava como música para meus ouvidos, sempre achei fundamental para a formação do profissional de vendas o treinamento, e assim passaram alguns anos e hoje trabalho na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas e observo que a postura quanto a treinamentos não mudou muito.
  Na minha época de vendedor, alguns de meus companheiros achavam que treinamento era um saco e diziam até que já sabiam tudo, eu pelo contrário achava muito bom e tinha certeza de que aprenderia alguma técnica nova para colocar em prática.
  Algumas semanas atrás encontrei com um conhecido que é “gerente” de uma equipe de supervisores que monitoram ou gerenciam equipes de vendas de uma grande empresa. Em um momento da conversa ele me falou que estava com muitos problemas para gerir esses supervisores por falta de comprometimento e acompanhamento nas vendas. Comentou que a empresa havia programado um treinamento para a equipe de vendedores, e eles deveriam convocar a turma para o evento; no dia marcado compareceram poucas pessoas, então marcaram outra data e na segunda data também compareceram poucas pessoas sendo assim ele decidiu colocar todos os supervisores de castigo assistindo ao treinamento para ter um quorum razoável na sala.
Esse tipo de “gerencia comprometida” é muito comum no mercado atual, por que se contrata e se promove errado, não existe acompanhamento, cobrança, feed back, comprometimento com os resultados e uma palavra que parece que foi esquecida em algumas corporações... PLANEJAMENTO.
Fiquei me perguntando... Quanto tempo ele não tem um bom treinamento sobre gestão de pessoas? E a sua equipe de supervisores? Como se sente um Palestrante ou Treinador que recebe uma equipe sendo castigada e ele sendo o carrasco ? Que conceito essa turma tem sobre treinamento? Como os vendedores se sentiram em ver que seus supervisores estavam sendo castigados com um treinamento de técnicas de vendas, será que eles não se sentiriam assim também?
Ou seja, uma total falta de preparo para um gestor, erro gravíssimo na grade da administração e gestão de pessoas,uma empresa que tem um líder com essa mentalidade com certeza está com seus dias contados. Lembre-se, um funcionário não abandona a sua empresa mas o seu “líder”.
Pense nisso!
Um forte abraço e Sucesso Total!
Palestrante Roberto Lopes