sábado, 10 de março de 2012

Você tem vergonha da sua empresa ?



No início deste mês aconteceu um fato que eu acredito ser muito comum , porém neste dia eu pude observar uma cena bastante curiosa entre funcionários de uma loja no centro da cidade do Rio de Janeiro .
Essa loja vende muitos itens, é um segmento do tipo loja de 1,99 , mas tem muita coisa interessante e com bom preço , por acaso eu estava comprando ferramentas . Já no caixa e no final de expediente , uma atendente da loja estava atrás de mim comprando algo na hora de sair as duas que estavam no caixa fizeram o seguinte comentário : “Hi alá ! Vai embora com a camisa da loja ... “ , a outra falou : “ É muita coragem rsrsrsr... “ , ao qual a outra também comentou : “ Isso ai é uma estratégia , ela com essa camisa ninguém vai assaltá-la no ônibus , o ladrão vai ver onde ela trabalha e vai pensar : “ Coitada não deve ter nada por que ganha um salário de fome ...” E mais risadas kkkkkkk , a menina sem graça falou que não via problema e ainda faria a propaganda da loja , ai mesmo que elas riram mais .
Imaginem só , eu como cliente tendo que aturar aquele papo furado enquanto estava sendo atendido , nessa hora eu sempre penso muito no dono do estabelecimento coitado que investe tanto e na hora do momento decisivo que é o atendimento , acontece aquele desastre , nesta hora eu poderia ser interrogado , se era somente aquilo que havia me interessado na loja , se estava com alguma dificuldade para encontrar algum item ou até mesmo saber se algo que estava procurando não estava na grade de comercialização deles , uma abertura de sugestão do cliente . Lamentável .
Pessoas que trabalham com essa postura não rendem e não trazem nada de positivo para o local de trabalho .Para evitar esse tipo de problema na sua loja ou na sua equipe de vendas procure identificar e tratar com rapidez . Abaixo 10 pontos para você diagnosticar no seu salão de vendas , se um deles estiver acontecendo você deve tomar providências rápidas , se acontecer mais de um ... cuidado seu estabelecimento poderá  sumir do mapa .

1 ) O cliente não se sente confortável e não volta mais .

2 ) Pela desmotivação da equipe o cliente muitas vezes se sente abandonado.Pois apenas apontar onde está o produto não quer dizer que seja atendimento .

3 ) Ninguém sabe nada ... Mesmo sabendo não tem interessa em tirar dúvidas do cliente .

4 ) Fala mau da empresa para o cliente e muitas vezes até indica um concorrente ao invés de tentar reverter a situação .

5  Atendem o cliente de qualquer jeito com uma postura e uma imagem visual estragada , o vendedor é o cartão de visita da loja .

6 ) Não existe um sorriso , sem ele você não consegue nem a atenção do cliente , lembre-se ninguém da importância a que não se parece importante .

7 ) A conversa é sobre pontos negativos da loja ou sobre salário , muitas vezes alguns vendedores murmuram isso com o cliente , ele nunca mais volta .

8 ) Falam de qualquer jeito usando , gírias , palavrões , erros gravíssimos de concordância da moda , já é , já foi , é nós , tamo juntu , tratamentos complicados como : Tio , tia , criente , morzinho , nêm ( essa é forte ) , mano , princesa , choque , choque de monstro , tiazinha, tiozão , chefe , chefia , patrão e por ai vai ...

9) Não se tem o desejo de ajudar as pessoas e atender as suas necessidades .

10 ) Não tem carinho e nem apreço pela loja e o pior não gostam do que fazem .

Pense nisso , e se você é vendedor , gerente , supervisor , empresário , enfim o varejo está mudado , o cliente cada vez mais exigente , se não superarmos as expectativas dos clientes , ficaremos lá trás atender bem já não é diferencial , cuidado com quem você vai contratar para representar o seu negócio . Invista no treinamento e reciclagem da sua equipe . Entre em contato , vamos levantar a sua venda .

No varejo quem está correndo está andando , quem está andando está parado e quem está parado ...
(Dr. Lair Ribeiro )

Um forte abraço e Sucesso Total 
Roberto Lopes 
e mail : palestranterobertolopes@gmail.com