sábado, 14 de janeiro de 2012

A história do lápis






O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo”.

“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.

“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.”

“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.

“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.


Pense nisso .

Um forte abraço

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas & Palestrante

A importância do treinamento para equipe de vendas


Treinamento e motivação para vendas
Nesse texto será apresentando alguns programas de treinamento e técnicas de motivação de equipe de vendas

A melhor maneira de atingir objetivos de produtividade e metas de vendas da empresa é motivando a equipe, independente do ramo de atividade. Isso pode ser feito por meio de concursos e premiações, de acordo com o desempenho individual ou do grupo.

Contudo, é fundamental que a empresa ofereça condições adequadas para o desenvolvimento das vendas. Isso pode ser feito com material de apoio e condições oferecidas para o desempenho da função em treinamentos, capacitação e subsídios para cursos de interesse de sua área.

A remuneração é outro fator de extrema importância para manter a equipe motivada. A forma mais recomendada é a combinação de um salário fixo, adicionado de comissões e prêmios. O valor final deve, no mínimo, estar compatível com o praticado no setor.

Treinamento de vendas

Um treinamento básico em vendas deve abranger:

· Conhecimento de produto;

· Técnicas de ciclagem de clientes (ciclo de compra de cada cliente e como fazer para vender mais para os clientes atuais);

· Técnicas de abordagem;

· Técnicas de demonstração e apresentação do produto;

· Técnicas de superação de objeções;

· Técnicas de fechamento de vendas;

· Técnicas de acompanhamento do cliente pós-venda.

A ênfase deverá ser dada naquele item em que o pessoal esteja mais carente de conhecimento.

Averiguação do processo de vendas

– O empresário deverá fazer um levantamento das necessidades de seus vendedores. É preciso também verificar o grau de conhecimento de vendas que eles possuem.

– Adotar o esquema do "comprador fantasma", ou seja, peça para alguém de sua confiança que entre em sua loja e faça todos os passos de um comprador, descrevendo os comportamentos da equipe.

A partir dessas informações, o empreendedor poderá direcionar o treinamento de vendas.

– Os vendedores conhecem 100% os produtos que vendem? Se não conhecem, com certeza não conseguirão fazer boas vendas.

O empresário deve programar com os fabricantes ou fornecedores treinamentos constantes de conhecimento de produtos. Será bom para seus vendedores, será melhor ainda para aquele fabricante ou fornecedor que ainda não percebeu que com isso motivará seu principal aliado - o vendedor.

– Caso a verba para treinamentos constantes seja reduzida, o empresário deverá procurar alternativas para fazer um bom programa de treinamento do pessoal sem despender de grandes quantias.

Programas de treinamento

Entre as formas de treinamento que a empresa pode oferecer aos profissionais estão:

· Parcerias com um grupo de fabricantes ou fornecedores, em que eles patrocinarão um treinamento a cada mês.

· Selecionar filmes (disponíveis em locadoras) sobre vendas. Fazer exibições de forma programada para o pessoal. Muitos desses filmes são acompanhados de guias para dinâmicas de fixação do aprendizado.

· Trabalhe com uma empresa de consultoria que poderá fazer um programa de treinamento "in company", ou seja, específico para as necessidades da empresa. Nesse caso, recomenda-se a contratação de profissionais com muita experiência em vendas e que conheçam bem o ramo de atividade. Ainda aqui, pode-se fazer também, parcerias com os fabricantes para ajuda nesse investimento.

Aspectos adicionais

O treinamento por si só não é o milagre que sempre se espera como resultado final na área de vendas. O treinamento é parte de um composto de atitudes envolvendo:

· Aspectos motivacionais usados na empresa;

· Aspectos de ambiente da empresa;

                   · O propósito da empresa em investir continuamente no treinamento e nas reciclagens constantes do pessoal.

Fonte Sebrae ;

Um forte abraço !

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas & Palestrante.

Dinâmicas de grupo

   A dinâmica em grupo é uma das etapas dos processos de seleção de candidatos em busca de oportunidades de empregos. Profissionais da área de RH elaboram atividades em grupos para poderem analisar as características individuais dos candidatos, bem como suas atuações em equipe. Não existe uma fórmula que garanta o sucesso do candidato nessa etapa, mas com certeza algumas orientações podem ajudar e muito sua performance em busca daquele emprego tão sonhado.
1. Vista-se de maneira adequada:
1.1 Homens: Terno azul marinho ou cinza. Meias, sapato, cinto e gravata devem estar combinando.
1.2 Mulheres: Tailler, conjunto de blazer e saia. Evite blusas decotadas, roupas apertadas e maquiagem em excesso.
2. Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário combinado.
3. Lembre-se de algumas palavras que devem nortear sua performance: sinceridade, iniciativa, personalidade, participação, criatividade, habilidade, ética etc.
4. Seja natural, não tente "atropelar" os outros candidatos. Trabalhe em equipe, ouça todos os membros do grupo e opine com base em argumentos sólidos.
5. Antes de começar o trabalho em grupo, divida as funções juntamente com os outros membros e faça um planejamento.
6. Evite demonstrar arrogância, ansiedade, agressividade e desinteresse. Ao se apresentar, seja sincero e diga como trabalha em equipe, alguns projetos interessantes do passado, planos futuros, etc.
7. Não mascare sua personalidade. Caso seja tímido, não se preocupe em demonstrar grande desenvoltura e facilidade de comunicação. Preocupe-se somente em falar claramente e tranquilamente, expondo suas idéias com boa argumentação e informação.
8. Em grupo, não tente impor seu ponto de vista. Exponha-o para que seja debatido em grupo e possa somar algo em busca de um melhor resultado.
9. Mantenha-se sempre bem informado. Jornais, livros, revistas e internet podem ser boas fontes de informação para que sua capacidade de argumentação, comunicação (fluência verbal, uso correto da língua portuguesa) e negociação esteja afiada.
10. Informe-se, também, a respeito da história, perfil e atuação da empresa no mercado.

postado por Marcia Vendramini


Um forte abraço

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas e Palestrante

Feirinha da Praça XV 10 X Baggagio 0




  O título deste post pode parecer curioso mais é a pura realidade , estou comparando mesmo o atendimento das barraquinhas da feira que acontece todos os sábados na Praça XV , no Rio de Janeiro com o atendimento da Baggagio que na minha opinião como cliente levou nota zero nas duas filiais , Rua São José ( Menezes Cortes ) e na Rua da Quitanda .
  Hoje sai para resolver alguns assuntos no centro do Rio e de praxe visitei a feirinha de usados , antes passei na citada loja para ver uma maleta , entrei e pude observar a falta de comprometimento com o cliente , nenhum dos vendedores veio em minha direção , lembrando que a loja estava vazia , e todos estavam arrumando as prateleiras  (Regra número 1 - O cliente é prioridade , sem ele você não tem salário e nem emprego,se ele entrou para tudo ) . 
  Eu mesmo comecei a ver o que queria e ai um deles passou perto de mim , então perguntei se havia apenas  aquele modelo de maletas . ( Regra número 2 - Quando o cliente pergunta é um sinal de compra , pode até ser que aquele não seja o momento , mas se nos aprofundarmos no atendimento e buscar a sua real necessidade agregando valor ao produto , no mínimo você pode aumentar ainda mais o interesse dele ou quem sabe só falta isso para você tirar o pedido ).  Resposta , só tem essas marrom e preta . Como se eu não soubesse identificar cores... E lá se foi o vendedor para as prateleiras , e lá se foi mais um cliente insatisfeito , fazer a propaganda verbal negativa .
 O Grande Sam Walton , dono da rede Walmart um dia falou a seguinte frase : Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”
  Na outra filial da Baggagio , foi um pouco pior porque além do péssimo atendimento o vendedor se afastou de mim , quando eu falei que não fecharia negócio hoje , simplesmente desistiu . Mas não me demostrou o produto , não insistiu na minha necessidade , não agregou valor , achou que eu não tinha potencial e quando ouviu que não iria fechar, saiu fora . Esse grande erro já começa pela contratação , passando pela falta de cobrança e treinamento . 
  Visitei o site da Baggagio e dá tristeza ver o trabalho jogado fora , com um ótimo site , lojas bonitas , material de divulgação , produtos de qualidade , mas uma equipe despreparada , isso não foi a primeira vez comigo .
  Na feirinha da Praça XV , as pessoas são educadas , na maioria das vezes , querem te ajudar , tirar suas dúvidas e contornam as suas objeções e o mais legal conhecem dos produtos e a concorrência .
  Quem me conhece sabe que gosto muito de futebol de mesa ou futebol de botões , passei em uma das barracas e vi uma grande quantidade de botões que me interessavam , comecei a trocar uma ideia com o feirante , que me falou que gostava também de botões e me contou várias histórias ( criou uma identificação ) , depois perguntou o meu nome e a quanto tempo eu jogava , qual era o tipo de botão que eu mais gostava : grande , pequeno , alto , bainha curta , bainha longa , duas camadas , galalite , madrepérola e por ai vai , falou que as outras barracas vendiam mais caro me passou o preço dele e dos outros , negociou : "Se levar mais de cinco te faço um preço melhor , quantos você está pensando em levar ? Emfim foi um show de atendimento e eu levei doze botões e voltarei para comprar outros .
  Você acha que essa rapaz da feira tem mais necessidade de vender do que os da Bagaggio ? Claro que não ele tem é garra , determinação e capacidade e não tem nenhuma estrutura por trás é ele e ele mesmo .
  O problema que vemos muita gente acomodada no varejo , se enganado que está trabalhando , não pensa em crescer e nem se especializar . No mundo seletivo e competitivo que estamos isso é suicídio .
Profissionais que ficam oscilando entre o nada e o coisa nenhuma , não chegam aos seus objetivos e levam a sua empresa para o buraco .
Cuidado ! 

Um forte abraço 
.

Roberto Lopes 
  Palestrante