sábado, 10 de dezembro de 2011

Festas de final de ano nas empresas .



Chegou o mês em que as empresas realizam as famosas festas de confraternização com direito a jantares e coquetéis, além da famosa e tradicional brincadeira do amigo secreto. Porém existem alguns cuidados que devem ser tomados para não deixarem marcas negativas no profissional , evite excesso ou melhor falta de roupas , excesso nas bebidas , nas danças , nas brincadeiras , nas cantadas e etc..
Lembre-se que toda a diretoria da empresa estão por ali , de olho geral na erro das pessoas , fotos , filmagens , hoje com muita facilidade podem detonar uma bomba em cima de você no dia seguinte .
Curta a festa , mas comporte-se , é o melhor a fazer.

Essa extensão do ambiente de trabalho chama a atenção para cuidados essenciais em relação à atitude dos colaboradores e, para quem preza a carreira, é preciso se atentar a alguns detalhes para não comprometer a imagem dentro da companhia.

“Todos sabemos que é hora de brincar e de se confraternizar, então, faça isso. Nada pior do que não aproveitar estes momentos para realmente aliviar as tensões, fazer novas amizades, conhecer melhor outros companheiros de trabalho e se divertir”.

O especialista ainda explica que tudo isso pode ser feito dentro de limites do respeito, da decência e do bom-senso. Muitas vezes não é o que acontece. Há quem perde o controle, passa dos limites e, por conta de um espírito “agora vale tudo”, vai além do que se pode considerar adequado.

“O problema é que estas pessoas acabam importunando colegas de trabalho e chegam até a estragar todo o clima da confraternização, além de ficarem marcados para sempre. No melhor dos casos, vira apenas motivo de piada. No entanto, dependendo do ocorrido, pode gerar situações difíceis de serem contornadas no pós-evento, o que acaba prejudicando o relacionamento do colaborador com a empresa e, consequentemente, a própria carreira”,

Nessas situações, o importante é se preocupar com quatro fatores essenciais:

1) Bom-senso ao tomar bebidas alcoólicas;
2) Trajes para a(s) festa(s);
3) Intimidades exageradas com pessoas do sexo oposto (ou mesmo com pessoas do mesmo sexo);
4) Presentes para o amigo secreto.

Bebidas alcoólicas. O álcool, quando ingerido em grandes quantidades, pode induzir a pessoa a mostrar comportamentos inadequados. Se ela ficou apenas alegre e brincalhona, menos mal. O problema ocorre quando alguns ficam agressivos, colocam coisas que ficaram guardadas durante o ano todo e acabam sendo inconvenientes, ou buscando intimidades com pessoas do sexo oposto, ou do mesmo sexo.

Traje. Pode ser uma roupa mais informal do que a utilizada nos dias de trabalho. Simplicidade e elegância são sempre bem-vindas. Para as mulheres é aconselhável evitar roupas exageradas que possam chamar muita atenção. Isso pode gerar um clima ruim entre as outras colegas.

Intimidade. A fraca administração pessoal com as bebidas alcoólicas somada aos trajes não adequados podem acabar em intimidades que, em situações de lucidez, não aconteceriam. Caso isso venha a acontecer, o melhor é que aconteça discretamente e que ambos saibam lidar bem com a situação posteriormente. O problema é quando as coisas não acontecem com discrição ou quando há arrependimento de uma das partes. Situações como estas podem gerar comentários, marcar as pessoas e criar um clima insustentável dentro da empresa.

Presente. A brincadeira de amigo secreto é realizada em muitas empresas. São necessários alguns cuidados essenciais na hora de comprar o presente. Mesmo que se tenha contato diário com a pessoa, não é aconselhável presentear com produtos como roupas íntimas, perfumes, flores e artigos religiosos. Isso é geralmente feito apenas uma vez no ano, portanto é interessante caprichar na escolha, evitar exageros e fazer deste momento algo que demonstre consideração e carinho para com a outra pessoa. Essa atitude é vista com bons olhos por todos. 

Agradecimento a Marcelo Abrileri .

Roberto Lopes
Palestrante & Instrutor de Vendas