sábado, 19 de novembro de 2011

Engolidor de sapos


“Engolir sapos no trabalho “, é uma expressão muito usada nas corporações , que significa dizer que o funcionário , colaborador ou seja lá como for chamado , o subordinado , não pode e não deve falar nada quando receber um retorno negativo sobre o seu trabalho , ou sobre alguma colocação que fez em uma reunião e etc,,, , resumindo é melhor evitar o combate com aqueles que estão por cima . Devido a política do grito , do erro e do terrorismo , muitos engolem sapos até com areia para manter o seu trabalho .
O sapo ainda é maior quando o subordinado está com razão e tem um nível de conhecimento muito maior do que aquele que está no comando , mas ele está lá no comando por um agradecimento a algum favor , por alguma indicação de um amigo , do amigo ,do amigo do amigo do chefão e ai ele é o cara , já conhecemos várias histórias como essa . Porém até quando um subordinado deve engolir sapos ? Qual é a hora de parar com essa iguaria ?
Todos dizem que ter um emprego é sinônimo de aceitar muita coisa que você discorda. E, claro, que trabalhar não é sempre a mais doce das tarefas. Mas será que é mesmo necessário engolir sapos sempre?

Para o consultor de carreira Silvio Celestino, não. “Ninguém está em um ambiente, profissional ou não, para engolir sapos. Mas nem sempre podemos escolher com quem vamos nos relacionar”. Encontrar pessoas que são extremamente desagradáveis é comum, e a solução do especialista é vencê-las. “Nada pior do que desistir da carreira por causa dos outros. Não desanime, mas saiba que não existe nenhum caminho fácil para contornar estas situações”.

Evite situações de tensão

Luiza Ghisi, também especialista em carreira, afirma que todas as situações de tensão devem ser evitadas ao máximo. “Quando é inevitável, não se deixar envolver pela emoção é a principal dica. Analise a situação racionalmente, para saber a melhor forma de conduzi-la”.

Ela diz que é preciso ter cuidado com brigas desnecessárias. “Embates e discussões vazias são dispêndio de energia”. Mas afirma que há o outro lado. “Os sapos que não devem ser engolidos são aqueles que envolvem questões de desacato e pressão emocional”.

Silvio indica ficar atento a novas oportunidades. “Se surgir algo melhor, caia fora , mas jamais dinamite as pontes, nunca se sabe se você precisará retornar”. Portanto, ao sair diga que cumpriu um ciclo e que está em busca de outros desafios. Jamais diga que é porque você não suporta mais ‘o idiota do seu chefe’”. E ele lembra que as pessoas que subiram de cargo, um dia, tiveram que engolir muitos sapos também e souberam lidar com isso.


Quando se trata do chefe
“Saiba se calar quando tiver que engolir um sapo vindo dos níveis de cima, pois é pouco provável que seus argumentos racionais sejam ouvidos por um superior mal educado e que está nervoso”, diz Silvio. Uma dica é aproximar-se da pessoa superior aos dois, se houver. “Isso deverá ajudá-lo a ser respeitado”. Luiza complementa: “Se a bronca foi em público, não reaja. O chefe que dá bronca pública não tem equilíbrio emocional e não vai querer perder. A situação pode piorar e a corda quebra do lado mais fraco”.

Por outro lado, se a pessoa que está sendo indelicada for do mesmo nível, você pode pensar em algumas estratégias. “Desde que esta pessoa não tenha uma relação política forte na empresa, fale com ele, em particular, na primeira oportunidade. Seja claro: diga que encontre outra forma de se expressar”, ensina o consultor. Mostrar proximidade com cargos altos continua valendo.

Lembre-se que, em qualquer situação, é melhor calar-se a princípio. “Aguarde as emoções voltarem ao normal, antes de procurar a pessoa para falar sobre o assunto. Depois, procure-a para dizer como ela está se comportando inapropriadamente com você”, aconselha Silvio.


Busque o equilíbrio
A pessoa é grossa somente com você ou com todos? Se for geral, não há muito o que fazer. É caso de psicólogo. Silvio aconselha que, se for pessoal, observe que tipo de imagem você está projetando no ambiente de trabalho. “A melhor reputação que podemos ter em uma empresa é ser considerado cordial, mas que é melhor ninguém mexer. Em outras palavras, um profissional competente, elegante e que sabe jogar pelas regras do jogo, mas que sabe se defender de agressões”.

Você pode estar dando abertura demais a quem não sabe respeitá-lo ou sendo excessivamente delicado com quem interpreta isso como fraqueza, afirma Silvio. “Portanto, endureça um pouco o discurso e, importante, cuide de sua imagem e postura. Você terá muita dificuldade de ser respeitado se parecer imaturo, desleixada ou usar uma linguagem excessivamente informal. Procure ser mais polido, não use palavrões e fale essencialmente sobre trabalho”.

Luiza diz que o importante é entender se a bronca tem fundamento, o que pode aprender com ela e reconhecer que errou para das próximas vezes não repetir. “Caso você tenha razão e o chefe esteja errado, ouça. Em um momento oportuno, retome o assunto. Se esse momento não acontecer, esqueça o assunto”. Caso a bronca proceda, refaça o trabalho e o reapresente ao líder com desculpas curtas e formais. “Diga que terá mais atenção da próxima vez e agradeça a correção feita por ele”.

O desequilíbrio emocional sempre coloca as pessoas em situações de desvantagem e afeta o trabalho, explica Luiza. “Manter a postura é o diferencial dos executivos na atualidade.  Não seja impulsivo, não revidar demonstra equilíbrio emocional, afinal, vencer uma discussão não significa ter bons resultados em sua carreira”.

Um forte abraço
Roberto Lopes
Palestrante e Instrutor de  Vendas