sábado, 13 de agosto de 2011

Eficiência X Eficácia


Pode até parecer redundante ou sem propósito este assunto sobre a definição de Eficiência e Eficácia mas vez ou outra percebo que ainda paira uma certa dúvida no ar seja no ambiente corporativo, acadêmico ou até mesmo numa conversa informal e isso não é nada bom.
Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas? Então vamos lá! Vou usar exemplos bem simples para esclarecer.

Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.
O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada a decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência. Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores dão dribles desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).
O vídeo, cujo link está logo abaixo, vai fortalecer estes conceitos. São dois lutadores numa arena onde o primeiro executa os passos de sua luta com perfeição e plástica ímpar, já o segundo… é 100% eficaz. Que pancada!
http://www.youtube.com/watch?v=Z4cbqGN8XlQ

Clique no link e veja o vídeo

Um forte abraço

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas e Palestrante

A tijela de madeira


Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e netinho de quatro anos. As mãos do velhinho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
Na hora de comer, as mãos trêmulas e a visão falha do vovô o atrapalhavam, fazendo com que parte da comida caísse no chão. Ele tentava controlar o copo, mas sempre derramava algo na toalha.
O filho começou a irritar-se com a bagunça, e comentou com a esposa:
- Precisamos dar um jeito nisso. Não dá pra conviver com esse barulho de gente comendo com a boca aberta, leite derramado e comida pelo chão.
Foi então que decidiram colocar uma pequena mesa no cantinho da cozinha. Ali, o vovô comia sozinho enquanto o resto da família fazia as refeições à mesa. Além disso, depois de alguns pratos quebrados, o vovô passou a comer numa tigela de madeira.
Certo dia, o netinho que assistia a tudo isso em silêncio e percebia a tristeza do vovô, começou a manusear alguns pedaços de madeira, quando seu pai lhe perguntou:
- Filho, o que você está fazendo?
- Ah, eu estou fazendo uma tigela pra você e pra mamãe comerem quando eu crescer – respondeu o menino, que sorriu e logo voltou ao trabalho.
Aquelas palavras fizeram com que seus pais, com lágrimas nos olhos, refletissem sobre suas atitudes, e sobre o exemplo que estavam dando a seu filho.
Naquela mesma noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Daquele dia em diante, até o final de seus dias, o vovô comeu todas as refeições com a família.
Você já percebeu que o comportamento das pessoas em qualquer ambiente, seja familiar, profissional, ou social, é sempre um reflexo dos princípios, valores, comportamentos e atitudes do líder? Por isso, qualquer que seja a circunstância, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, porque: Palavras movem, exemplos arrastam.

Pense nisso e forte abraço !

Roberto Lopes
Instrutor de Vendas & Palestrante


Bom humor no trabalho






Para se conseguir o bom humor em um ambiente de trabalho, além de ser um traço do perfil de cada indivíduo, é necessário reconhecer algumas condições que geram a satisfação profissional e também influenciam na escolha dos candidatos.
Irei relacionar algumas:

• Busque uma profissão em que possa desenvolver diariamente o que você sabe fazer de melhor, e com a qual mais se identifica;

• Busque sua felicidade. Não deixe para depois, não esconda seus sentimentos. Lute pelo que realmente acredita;

• Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes. Guardar este desconforto, apenas aumentará seu desgaste;

• Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo.

Um forte abraço

Roberto Lopes
Instrutor & Palestrante