sábado, 15 de janeiro de 2011

As regras do trabalho


Publicado em 27 países, este livro apresenta 100 regras de ouro para você se destacar da multidão. O primeiro passo é ampliar seu foco, deixando de pensar exclusivamente nas pequenas tarefas que tem de cumprir, e empenhar-se em resolver os problemas da empresa para ajudá-la a crescer e prosperar. Além de melhorar a maneira como trabalha, é fundamental mudar a percepção que os outros têm de você e de seu desempenho. Não adianta ser o melhor se você não dá essa impressão. Por incrível que pareça, a diferença entre o sucesso e o fracasso pode muitas vezes estar em detalhes como sua maneira de falar e se vestir. O consultor Richard Templar vai ajudar você a entender o que realmente está em jogo quando o assunto é trabalho. Os princípios apresentados neste livro vão aumentar sua autoconfiança, incentivá-lo a criar uma versão mais poderosa de si mesmo e abrir caminho para que você seja respeitado, valorizado, admirado e promovido.

Um forte abraço e boa leitura .

Roberto Lopes
Palestrante e Instrutor de vendas

A aparência pessoal como parte do sucesso nos negócios





por R. Besouchet

Estudos demonstram que o interlocutor formará impressões a respeito de seu vendedor (que ficarão para sempre ligadas a imagem dele e da sua empresa) no primeiro minuto do primeiro contato . Este processo se inicia depois de apenas oito segundos , o que equivale a dizer que seu cliente iniciará uma avaliação dele antes mesmo que ele possa dizer uma única palavra .

Se você quer ter sucesso com seus vendedores, prepare-os para construir um relacionamento com seus clientes orientando-os a vender a si próprios antes de qualquer outra coisa. Treine-os para vender-se desde a entrada na empresa de seu cliente, ou do seu cliente na sua própria empresa. Ajude o seu vendedor a impressionar a todos que possam ajudar a formar sua imagem pessoal.

A aparência do vendedor pode ajudar ou não a vender sua imagem. Aparência é mais do que simplesmente vestir-se com roupas apropriadas: aparência é presença física, comportamento, postura corporal, adequação da voz, boas maneiras e higiene.

Na percepção de seu interlocutor a aparência externa que o vendedor estará apresentando formará convicções sobre a empresa e sua conduta, confiança, atitudes positivas, educação e honestidade. Com isso, você estará começando a definir sua tão necessária relação com o cliente e já terá encaminhado boa parte de venda.

Dez dicas sobre aparência:

-Vista-se para ser a pessoa mais bem vestida entre todos que encontrará hoje, respeitando a cultura da região;

-Vista-se sempre socialmente. Se usar um blazer, não retire-o durante a visita a um cliente a menos que seja convidado a fazê-lo;

-Evite usar camisas de manga curta. Elas dão um ar de informalidade indesejável em contatos de negócio;

-Se o produto que irá vender exigir demonstração que pode sujar suas roupas, vista um avental limpo e desamassado. Nada pode ser pior do ser visto com vestes sujas, ainda que seja um avental de demonstração;

-Não use nunca calçados esportivos do tipo tênis ou sandálias. Use sempre sapatos limpos e engraxados;

-Se por um capricho da natureza estiver passando por um período com caspa, livre-se dela antes que seu cliente perceba dando uma boa escovada em sua roupa. Lembre-se: roupas pretas são clássicas mas expõem demais este problema;

-Sorria de uma forma simpática mas tenha o cuidado de arrumar os dentes sempre. Procure manter o hálito fresco: nada pode ser pior do que dar uma baforada de mau hálito em quem quer que seja;

-Procure manter unhas limpas e aparadas. Suas mãos serão sempre um ponto de observação importante para seu interlocutor;

-Controle seu gestual e seu tom de voz para que seu diálogo seja agradavelmente percebido pelo cliente.

-Não carregue no bolso um montão de lápis ou canetas, nem mesmo cigarros. Eles podem dar uma aparência de desleixo.

Boa sorte e boas vendas!


Besouchet é Engenheiro pela PUC-RS e Especialista em Marketing pela UFRGS.


Tem mais barato !



  Lembre se isso já aconteceu com você . Por que será que a maioria das pessoas que estão na venda tratam os  cliente desta forma .
  Hoje passei por uma loja de acessórios de carros e vi um lindo conjunto de capas para bancos , uma me interessou muito pelo seu design moderno com grafismos bem aplicados e já estava algum tempo olhando e ninguém veio me perguntar e nem me comprimentar , muito bem se Maomé não vai a montanha a montanha vai a Maomé ... Perguntei quanto custava , resposta : " R$ 45,00 , mais tem aquele ali de nylon mais barato , R$ 30,00 ."
   Engraçado em momento algum , falei que estava caro ou barato , muito menos perguntei se havia algum mais barato . Analisando : Sem sondagem não sabemos qual é a necessidade do cliente , se eu perguntasse pelo de R$30,00 será que ele me falaria da que custa R$ 45,00 ? Porque não insistir no atendimento ? Eu simplesmente disse ok , e ele nem me perguntou se eu queria ver na mão , abrir para eu ver ou  na pior das hipoteses perguntar o que eu achei do preço , deixar um cartão da loja , perguntar qual era o meu carro , enfim tentar me manter na loja . Conclusão , comprei em outra loja por R$ 50,00 um mais bonito e com um ótimo atendimento , até cafezinho rolou . Será que o preço é tudo em uma venda ?
  Fiquem do olho as vezes não chegamos ao resultado no final do mês por conta de pequenos detalhes . Vamos acordar !
 
Um forte abraço e boas vendas .

Roberto Lopes
Palestrante e Instrutor de Vendas .