segunda-feira, 18 de outubro de 2010

S.O.S time fraco



Primeiros sintomas de um time fraco
Muito se fala nos dias de hoje em fortalecer as equipes e transformar colaboradores individuais em uma força motriz capaz de diminuir problemas e aumentar resultados. Mas, infelizmente, a maioria das empresas olha para isso de forma muito superficial. Os líderes fingem que fazem alguma coisa para contribuir com a equipe, a equipe finge que gosta, os dias continuam passando e nada melhora.
Para não cair nessa armadilha, hoje trago para você três coisas que times fracos – aqueles com resultados financeiros ruins, baixo nível de satisfação dos clientes e pouco engajamento – têm em comum:
Falta de motivo para ser excelente – Em ótimas equipes, vemos que todas as pessoas estão realmente se empenhando para fazer o melhor possível a todo momento, mesmo que não haja ninguém cobrando isso. Em times fracos, os colaboradores simplesmente fazem o que tem de ser feito (se é que chegam a isso), sem brilho nos olhos, e entendem que estão ali apenas para fazer o trabalho, e não para alcançar objetivos ou contribuir com a vida de outras pessoas.
Medo da honestidade – Times fracos são marcados pela falta de abertura, de debates honestos e de expectativas claras. Enquanto muitas pessoas acham que estão sendo legais com seus colegas de trabalho, elas geralmente têm um nível muito baixo de confiança. E você vê isso não apenas em grandes acontecimentos, mas em pequenos detalhes, como brigas por comissões, falta de conversas em eventos da empresa, ciúmes da liderança, etc.
Egoísmo – Enquanto as pessoas em times excelentes estão sempre oferecendo apoio, feedback, apreciação e reconhecimento para seus colegas; times fracos geralmente são marcados por discussões, chateações e brigas de ego.
Assim, fica aqui a sugestão: analise sua equipe no dia a dia e, caso ela esteja mostrando alguns desses sintomas, comece a dedicar-lhe um pouco mais de tempo (a revista Liderança pode ajudar você a resolver muitos desses problemas). Certamente, sua equipe merece essa atenção e cuidado! Afinal, ela é o maior ativo que a sua empresa possui.
Um abraço e boa semana!
Marília Zanim Candeloro
Editora da revista Liderança
marilia@lideraonline.com.br

Excelente reflexão

Roberto Lopes
Palestrante e Treinador